O presidente Donald Trump (Partido Republicano) criticou o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, nesta 5ª feira (29.jan.2026). Em postagem na rede Truth Social, Trump chamou Powell de “idiota” e usou o apelido “Tarde Demais” para cobrar uma queda imediata nas taxas de juros.
A crítica aconteceu 1 dia após o Fed decidir manter as taxas de juros entre 3,50% e 3,75%. Para Trump, a decisão prejudica a segurança nacional e gera gastos desnecessários de bilhões de dólares para o governo. “O Fed deveria reduzir substancialmente as taxas de juros, agora”, escreveu o republicano.
Trump argumenta que o dinheiro arrecadado com suas tarifas de importação tornou a economia americana “a mais forte do mundo”. Por isso, ele defende que os EUA deveriam pagar a “menor taxa de juros do planeta”, financiados por essa cobrança sobre produtos estrangeiros.
O presidente sugeriu ainda que tem sido “gentil” com aliados estrangeiros que mantêm superavits comerciais com os EUA, mas alertou que pode aumentar a pressão financeira com “um simples gesto de canetada”.

Eis a tradução:
Jerome “Tarde Demais” Powell recusou-se novamente a reduzir as taxas de juros, mesmo sem ter absolutamente nenhuma razão para mantê-las tão altas. Ele está prejudicando nosso país e sua segurança nacional. Deveríamos ter uma taxa substancialmente menor agora que até esse idiota admite que a inflação não é mais um problema ou uma ameaça. Ele está custando aos Estados Unidos centenas de bilhões de dólares por ano em despesas com juros totalmente desnecessários e injustificadas.
Devido às vastas quantias de dinheiro que entram em nosso país devido às tarifas alfandegárias, deveríamos estar pagando a MENOR TAXA DE JUROS DE QUALQUER PAÍS DO MUNDO. A maioria desses países são verdadeiras máquinas de fazer dinheiro com baixas taxas de juros, considerados elegantes, sólidos e de primeira linha, apenas porque os EUA permitem. As tarifas cobradas deles, embora nos tragam bilhões de dólares, ainda permitem que a maioria deles tenha um superavit comercial significativo, embora muito menor, com nosso belo país, antes tão maltratado.
Em outras palavras, tenho sido muito gentil e amável com países de todo o mundo. Com um simples gesto de canetada, bilhões de dólares a mais entrariam nos EUA, e esses países teriam que voltar a ganhar dinheiro da maneira tradicional, não às custas da América. Espero que todos eles reconheçam, embora muitos não reconheçam, o que nosso grande país fez por eles.
O Fed deveria reduzir substancialmente as taxas de juros, AGORA! As tarifas tornaram a América forte e poderosa novamente, muito mais forte e poderosa do que qualquer outra nação. Proporcional a essa força, tanto financeira quanto de outras naturezas, DEVERÍAMOS ESTAR PAGANDO TAXAS DE JUROS MAIS BAIXAS DO QUE QUALQUER OUTRO PAÍS DO MUNDO!
Agradeço a sua atenção a este assunto.
Presidente DONALD J. TRUMP
Powered by WPeMatico
