Nos próximos dias, o estado de São Paulo estará em alerta para chuvas fortes e acumulados significativos em algumas áreas, incluindo a capital, o que traz alto potencial de transtornos. Veja aqui os detalhes.

Até pelo menos o início da próxima semana, o estado de São Paulo estará em alerta para a formação de instabilidades, as quais podem ocorrer acompanhadas por raios, rajadas de vento moderadas e granizo pontual.
Os acumulados de chuva serão significativos em algumas regiões, por isso, recomenda-se atenção especial nas áreas mais vulneráveis, pois há risco elevado de transtornos como alagamentos e enxurradas. E aqui inclui-se a capital paulista, onde já foram registrados vários transtornos nesta semana.
Acompanhe a seguir mais detalhes da previsão do tempo para o estado.
Atenção: chuvas fortes e potencial de transtornos em SP
Nesta sexta-feira (30), a formação e atuação de um ciclone e sua frente fria associada na costa de São Paulo vão contribuir para a formação de instabilidades em diversas regiões do território paulista. O sistema meteorológico vai aumentar a nebulosidade e provocar chuvas mais persistentes e generalizadas na região.
Com isso, o dia será de tempo instável em grande parte de São Paulo, incluindo a capital, com chuvas generalizadas e contínuas ao longo do dia, e volumes significativos no acumulado de 24 horas.
Estas chuvas serão de intensidade moderada a forte, e podem vir acompanhadas com tempestades isoladas, rajadas de vento moderadas (de até 50 km/h, entre a manhã e início da tarde) e granizo pontual, especialmente no centro-leste do estado.
Durante a noite, as chuvas diminuem e são esperadas pancadas de chuva em áreas do norte e noroeste.

No sábado (31), o sistema meteorológico já se afasta do estado, reduzindo as instabilidades. O dia deve ter predomínio de sol entre poucas nuvens, mas com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento.
Com isso, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente a partir da tarde, em todo o território paulista. Na capital, chove rápido durante o dia e à noite.
No domingo (1º de fevereiro), as temperaturas continuam elevadas e, juntamente com a alta umidade do ar, favorecem a ocorrência de chuvas de até moderada intensidade em todo o território paulista.
Contudo, pancadas de chuva fortes e tempestades podem ocorrer a partir do fim da manhã, principalmente no centro-oeste do estado. Na capital paulista, o dia será de Sol entre nuvens, com chuvas fracas e rápidas. Durante a noite, as instabilidades reduzem em grande parte do estado, mas ainda podem ocorrer chuvas fracas e passageiras na faixa leste.
E seguem os alertas de transtornos à população como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e vulneráveis, devido às chuvas contínuas ao longo desses dias.

A segunda-feira (2) será de bastante nebulosidade e chuvas generalizadas ao longo do dia, e com chances de tempestades isoladas principalmente em áreas do norte e do oeste do estado de São Paulo.
Na terça-feira (3), as condições do tempo serão semelhantes, com chuvas abrangentes em todo o estado, mas o potencial para tempestades isoladas aumenta em toda a região, especialmente a partir da tarde.

Boa parte do território paulista terá acumulados de chuva acima dos 100 mm até a noite (21h) de terça-feira (3), e chegando em torno dos 120 mm em localidades da região central e das regiões de Presidente Prudente, Araçatuba e Registro, como por exemplo:
- Ibitinga: 117 mm
- Ilha Solteira: 127 mm
- Campinal: 123 mm
- Presidente Venceslau: 117 mm
A capital paulista deve registrar um acumulado em torno dos 63 milímetros até a noite de terça-feira (3).
Então, atenção redobrada em regiões mais vulneráveis do estado, incluindo a capital paulista, pois as chuvas contínuas dos próximos dias vão aumentar o potencial para transtornos.
Powered by WPeMatico
