Com o aumento do fluxo de pessoas nas praias de Salvador, resíduos como plástico, vidro e metal se acumulam na faixa de areia e acabam parando no oceano.

Esse material afeta a fauna marinha, compromete o ecossistema costeiro e também a qualidade da água. Por isso, a limpeza da praia do Rio Vermelho surge como uma ação prática de contenção desses danos e de alerta para um problema que se repete ao longo do ano, como explica a oceanógrafa Mariana Fontoura, da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia.
“Nós temos tanto risco relacionado aos animais quanto à saúde humana também. Tem muitos animais que confundem, por exemplo, o plástico com o alimento, que é o caso da tartaruga. Mas também muitos animais podem ficar presos em linhas e rede de pesca, podem ficar sufocados por aqueles lacres de tampa de garrafa, podem acabar se ferindo com todo esse material e acabar se machucando e até morrendo em alguns casos. Mas ele [o lixo] também oferece um risco para a gente. Quando a gente anda pela praia cheia de resíduos e de sujeira, a gente pode, por exemplo, pisar no espeto de palito de churrasco, a gente pode pisar no vidro. Essa grande quantidade de resíduos também atrai ratos e baratas e outros animais que vem com determinadas doenças. Então a proposta é exatamente levantar o debate e provocar a reflexão das pessoas nessas festas populares com um mutirão de limpeza.”
Além da retirada do lixo, a ação envolve a participação direta da comunidade, com voluntários, pescadores e jovens que vão coletar e selecionar os resíduos para reciclagem. Parte do material recolhido também vai ganhar um novo sentido ao ser transformado em obra de arte.
“O artista que a gente convoca para poder participar dessa ação é o André Fernandes. Ele produz esculturas que ficarão expostas nos dias 1 e 2 de fevereiro e que serão feitas a partir desses materiais coletados. Uma das principais mensagens é exatamente ressignificar esse material porque ele está ali naquele ambiente, provocando todo o impacto social e ambiental, e ele é transformado em arte, ou seja, também é uma reflexão de que a gente pode fazer outros usos.”
O mutirão de limpeza acontece neste domingo (1º), das 7h30h ao meio-dia, na praia do Rio Vermelho, próximo à casa de Iemanjá, em Salvador. A participação é aberta ao público.
2:32
Powered by WPeMatico
