Em 17 de fevereiro, a China celebrará seu feriado mais importante: o Ano Novo Chinês. Diferentemente do calendário gregoriano –o usado na maior parte do mundo, principalmente no Ocidente– o calendário chinês se baseia no calendário lunar, que mede o tempo baseado nos ciclos mensais da Lua. Além do calendário diferente, chama atenção outra tradição chinesa: a de associar um animal a cada ano novo.
Seguindo a tradição chinesa, 2026 será o ano do cavalo, um dos 12 animais do horóscopo chinês. Na verdade, esse ano será mais especificamente o do cavalo de fogo. Além do animal, os ciclos também adotam um desses 5 elementos: terra, madeira, metal, fogo e água. Ou seja, cada ano, na realidade, faz parte de um ciclo total de 60 anos no calendário chinês.
No ano passado, por exemplo, foi o ano da cobra de madeira. Já o ano que vem será o da ovelha de fogo. O ano de 2026 no calendário chinês terminará em 5 de fevereiro de 2027. O calendário lunar é mais curto do que o gregoriano, com 354 dias.
Na tradição chinesa, o ano do cavalo de fogo sinaliza um período dinâmico, de mudanças, paixão e focado em ações ousadas e independentes. Nas redes sociais, um post tradicional de perfis chineses é de quais signos terão mais sorte no ano.
Tirando a parte da tradição chinesa, o que impulsiona a “marca” do ano novo chinês são as lojas. Como o cavalo é o tema central do ano novo, diversas empresas criam produtos exclusivos, decoram suas lojas com artes de cavalos e fazem promoções. Em Pequim, lojas como Adidas exploram a temática em diversas peças de roupa.
Peça de coleção da Adidas na China que celebra o ano do cavalo
O feriado também é uma oportunidade para o governo chinês de atingir um dos grandes objetivos traçados na agenda econômica chinesa: incentivar o consumo interno. Pensando nisso, a China lançou uma campanha que distribuirá mais de 360 milhões de yuans (US$ 51,6 milhões) em cupons de consumo e subsídios junto com medidas como descontos em ingressos de fevereiro a março de 2026.
MAIOR FERIADO CHINÊS
Como mostrou o Poder360, a lei no país não dá direito a férias anuais para os trabalhadores, como no Brasil –onde há direito a 30 dias de férias por ano. Os chineses folgam apenas nos feriados nacionais. Ao todo, são 7, sendo o mais longo o Ano Novo Chinês, também chamado de Festival da Primavera.
As celebrações do feriado se estendem por um total de 16 dias. No entanto, as folgas para os trabalhadores são de 8 dias. Em 2026, o período será de 16 a 23 de fevereiro. Para este ano, as estimativas são de mais de cerca de 600 milhões de viagens no feriado.
Powered by WPeMatico
