Chuvas ganham intensidade e abrangência nesta segunda-feira, 2, e levam potencial de eventos intensos e de tempestades. INMET emitiu alerta laranja. Confira a previsão.

Um ciclone extratropical se formou neste fim de semana e logo passou a atuar de forma mais afastada no oceano. A sua formação e presença contribuíram para a organização das instabilidades em boa parte do Brasil, com ocorrência de chuva forte, que resultaram em alagamentos e inundações.

Neste início de semana, a área sob risco de chuvas intensas e de tempestades aumenta nesta segunda-feira (2), com alertas para 16 estados e maior potencial de transtornos no período da tarde e noite.
Segunda-feira: chuvas intensas e tempestades em 16 estados
Em relação ao domingo (1), as chuvas na segunda-feira (2) serão mais intensas e levam maior risco de transtornos em 16 estados das 5 regiões do Brasil.
As chuvas de forte intensidade já podem acontecer no início da manhã nas regiões Centro-Oeste e Norte, mais especificamente no centro, oeste e norte do Mato Grosso do Sul, no nordeste do Mato Grosso, no centro-sul do Paraná, sobre o Tocantins e na região de Manaus, no Amazonas. No Sudeste e Região Sul, as chuvas acontecem de forma mais pontual e menos intensa em São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais e no norte do Paraná.

No decorrer da manhã, as instabilidades continuam sobre as mesmas áreas do Centro-Oeste e Norte. No entanto, perdem intensidade sobre Minas Gerais e o Paraná, mas, por outra lado, intensificam-se sobre a porção central e norte de São Paulo, onde há risco de chuva forte e trovoadas.
É a partir da tarde, que as instabilidades se desenvolvem mais e trazem potencial de chuvas intensas em boa parte do Brasil, com risco de tempestades pontuais. Essa condição se mantém ao longo da noite e início da madrugada.

Em alerta de chuvas intensas e de tempestades estão: o estado do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, o Espírito Santo, Minas Gerais, o Mato Grosso do Sul, Goiás, a porção central, o oeste e o sul do Mato Grosso do Sul, o estado do Tocantins, metade sul do Pará, Rondônia, metade sul do Amazonas, leste do Acre, oeste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e do Piauí.
Terça-feira: alertas continuam em boa parte do Brasil e chuvas aumentam no Sul
Na terça-feira (3), há uma mudança da região de atuação das chuvas, com o acréscimo dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Devido a esse aumento do potencial de chuvas no Sul do Brasil, há uma diminuição da abrangência das no Norte e aumento no centro-sul. Os eventos alarmantes ocorrem a partir da tarde e se estendem até o período da noite.

Alerta para o norte e leste do Rio Grande do Sul, para todo o estado de Santa Catarina, Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, de Goiás, no Tocantins, metade sul do Pará, do Amazonas, no oeste e sul da Bahia e no sul dos estados do Maranhão e do Piauí.
Os maiores acumulados e potencial de transtornos se concentram nos estados do Sul, do Sudeste e no Mato Grosso do Sul.
Powered by WPeMatico
