A primeira onda de calor de 2026 já está atingindo os três estados da região Sul, o que resultará em um calor extremo de até 44°C sobre o Rio Grande do Sul até a próxima sexta-feira.
- Mais informações: Primeira onda de calor de 2026 traz mais de 40°C ao Sul do Brasil

Previsões indicam uma tendência de redução significativa das chuvas ao longo dos próximos dias acompanhada de um rápido aumento das temperaturas. O resultado será calor intenso e tempo extremamente seco nos estados da região Sul.
Alguns municípios podem registrar temperaturas superiores a 40°C até a sexta-feira (6). Entre as regiões mais afetadas pela onda de calor, estão:
- Rio Grande do Sul (especialmente o centro ocidental, sudoeste e noroeste);
- Santa Catarina (especialmente o oeste catarinense e a região serrana);
- Paraná (oeste, sudoeste e centro-sul paranaenses).
O calor nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba será menor, porém ainda assim perceptível. As máximas chegam a 36°C em Porto Alegre e Florianópolis e a 33°C em Curitiba, embora municípios próximos das capitais possam registrar até 40°C de máximas.
Temperaturas chegam a 44°C em cidades gaúchas
Já nesta quarta-feira (4), previsões indicam que as temperaturas no Rio Grande do Sul estarão chegando a 41°C, com destaque para municípios mais próximos do Uruguai e da Argentina. Essas temperaturas tendem a aumentar ainda mais, chegando a patamares de até 44°C na sexta-feira (6), como é possível observar na imagem abaixo.

É possível também observar que grande parte do Rio Grande do Sul registrará temperaturas máximas acima dos 40°C, assim como alguns municípios localizados de Santa Catarina (não só no oeste do estado, como também em municípios mais próximos de Florianópolis).
Enquanto isso, no Paraná, as temperaturas máximas atingem 39°C em diversos municípios do estado. Não se exclui a possibilidade de que os termômetros cheguem também a 40°C em algumas cidades pontuais.

Índices como o Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF sugerem que o pico do calor ocorrerá na sexta-feira (6), quando as maiores temperaturas serão registradas na região Sul. Neste dia, há possibilidade alta de condições meteorológicas muito incomuns ou extremas.
Calor termina no sábado
Depois deste calor escaldante, já entre a noite de sexta-feira (6) e o sábado (7), o avanço de uma frente fria causará nebulosidade e chuva na região, trazendo um merecido alívio para o calor. Além disso, após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio avançará pelo Rio Grande do Sul.

Até o domingo (8), o ar frio também estará atuando sobre Santa Catarina e Paraná, resultando numa queda das temperaturas que marcará o fim da onda de calor. O sistema trará uma queda brusca de até 10°C para diversos municípios – Porto Alegre, por exemplo, que terá temperaturas de até 36°C na sexta-feira, passa a registrar apenas 26°C no sábado.
No entanto, o horário exato e a intensidade dessa queda das temperaturas podem variar bastante de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para a sua cidade. Tudo isso está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.
Powered by WPeMatico
