O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), presenteou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), com um volume de seu livro “A Arte da Negociação“. O republicano assinou e escreveu “Você é ótimo” na folha de rosto.
O encontro entre os presidentes se deu nesta 3ª feira (3.fev.2026) na Casa Branca, em meio a tensões entre os líderes. Trump aplicou sanções contra Petro em outubro de 2025 por suposto envolvimento com tráfico de drogas.
Em publicação no X sobre o livro autografado, Petro declarou, em tom de brincadeira, que não sabia inglês suficiente para entender o que Trump escreveu na dedicatória.

Em outra publicação no X, Petro exibiu uma nota manuscrita presenteada por Trump com a mensagem: “Gustavo — Uma grande honra. Eu amo a Colômbia”.
EUA-COLÔMBIA
Trump e Petro já haviam conversado por telefone em 7 de janeiro sobre questões relacionadas às drogas e outros desentendimentos entre os 2 países. Em seu perfil na rede Truth Social, o republicano afirmou que a ligação foi iniciada pelo líder colombiano.
“Foi uma grande honra conversar com o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que ligou para explicar a situação das drogas e outros desentendimentos que temos tido. Agradeci sua ligação e seu tom, e espero encontrá-lo em breve”, declarou Trump à época.

A relação entre os 2 países se agravou depois que Trump sugeriu a possibilidade de realizar uma operação militar na Colômbia, dias depois da operação que resultou na captura do presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro, (PSUV, esquerda) e sua mulher, Cilia Flores. Petro foi vocal em sua oposição à ação dos EUA no país sul-americano.
Durante entrevista a jornalistas no Air Force One, Trump fez acusações contra o presidente colombiano: “A Colômbia também está muito doente, governada por um homem doente, que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos Estados Unidos, e não vai continuar fazendo isso por muito tempo”.
Powered by WPeMatico
