O deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou, nesta terça-feira (4/2), durante discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que está articulando junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) um conjunto de ações para reduzir o tempo de espera da primeira consulta de pacientes recém-diagnosticados com câncer no Amazonas.
Segundo o parlamentar, atualmente os pacientes chegam a aguardar, em média, pelo menos 30 dias para o primeiro atendimento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A proposta defendida por Delegado Péricles é que esse prazo seja reduzido para, no máximo, 20 dias, por meio da reorganização dos atendimentos e da aceleração dos fluxos de consulta.
“Quem recebe a notícia de que está com câncer não pode esperar. Nosso objetivo é reduzir esse tempo e garantir que o paciente tenha acesso mais rápido ao especialista e ao tratamento”, afirmou o deputado no plenário, marcando o retorno dos trabalhos legislativos de 2026.
Além da articulação política, Delegado Péricles tem atuado com investimentos concretos voltados à luta contra o câncer e à modernização da estrutura oncológica no Amazonas. O parlamentar já destinou mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares para a FCecon, recursos aplicados na construção do Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), na compra de equipamentos, materiais e em melhorias de infraestrutura, como a aquisição de aparelhos e a revitalização de espaços essenciais ao atendimento oncológico.
Entre os setores beneficiados, destaca-se o de patologia, que foi modernizado com a entrega de um processador de tecidos de última geração, ampliando a capacidade diagnóstica da instituição e contribuindo para agilizar a análise de exames fundamentais para o início do tratamento.
“Quem luta contra o câncer, ou vive sob a suspeita da doença, luta contra o relógio. Adquirir esse equipamento para o setor de patologia é, sem dúvida, uma forma de salvar vidas. Esse gesto reafirma a continuidade do meu compromisso com essa parcela da população”, destacou o Delegado Péricles.
O deputado também já destinou recursos para a aquisição de equipamentos que agilizam o trabalho de biópsias e diagnósticos, como micrótomos manuais, mantendo um histórico contínuo de investimentos voltados à ampliação da capacidade de diagnóstico e ao cuidado com os pacientes oncológicos.
Os investimentos vão além da infraestrutura hospitalar. Delegado Péricles é autor de emendas e indicações que resultaram na construção e fortalecimento do Cepcolu, primeiro hospital-dia do Amazonas, onde são realizadas cirurgias de conização!(procedimento que remove lesões pré-cancerígenas do colo do útero). De acordo com dados da FCecon, o câncer do colo do útero é a doença que mais mata mulheres no estado.
Inaugurado em março de 2025, o Cepcolu contribuiu para desafogar a fila de procedimentos da FCecon, realizando até o momento mais de 5.800 atendimentos, entre consultas iniciais, conizações, retornos e acompanhamentos.
“Investir em saúde é salvar vidas. Cada ação, cada equipamento e cada recurso empenhado representam menos espera, mais dignidade e mais chances de cura para quem enfrenta o câncer”, reforçou o parlamentar.
Delegado Péricles também é autor da Lei nº 7.770/2025, que garante prioridade na realização de exames de mamografia para mulheres com menos de 40 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama ou apresentem nódulos, no âmbito da rede pública de saúde do Amazonas. A legislação também assegura folga remunerada às servidoras da Assembleia Legislativa para a realização anual do exame.
Do tratamento à prevenção
Além do tratamento, o deputado atua fortemente na prevenção do câncer, especialmente entre mulheres do interior do estado. Por meio do Projeto Cuidado da Mulher, Delegado Péricles leva serviços ginecológicos aos municípios do Amazonas. Os mutirões já beneficiaram mais de três mil mulheres, com a realização de exames como papanicolau, colposcopia, mamografia, ultrassonografias, entre outros procedimentos preventivos.
Powered by WPeMatico
