A Região Sul está sob efeito de uma onda de calor que deve manter as temperaturas máximas na categoria de extremas até, pelo menos, sexta-feira (6), quando uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul.

A primeira onda de calor de 2026 vem atuando sobre a Região Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Em Uruguaiana (RS), na fronteira oeste, a máxima alcançou 36°C na tarde de terça-feira (2), enquanto em diversas outras cidades do estado os termômetros se aproximaram ou ultrapassaram 35°C.
O modelo de confiança da Meteored, o ECWMF, indica que valores extremos de temperatura devem continuar ocorrendo ao longo dos próximos dias, e aliviar a partir de sábado (7), com a passagem de uma frente fria. Confira os detalhes.
Temperaturas extremas até sexta-feira (6)
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF para a temperatura máxima destaca que valores extremos irão se espalhar sobre o Rio Grande do Sul entre entre quinta (5) e sexta-feira (6).
Este índice se baseia na climatologia do modelo (ou seja, na climatologia das próprias previsões) para destacar dias onde a variável prevista é muito diferente do normal:
- Valores entre 0,5 e 0,8 alertam que provavelmente um evento ‘incomum’ irá acontecer
- Valores entre 0,8 e 1 alertam que provavelmente um evento ‘extremo’ irá acontecer
Isso pode ser visto nos mapas abaixo, destacado pelas cores em laranja e vermelho dentro dos contornos pretos.

Nessas imagens é possível notar que a área com previsão de temperaturas extremas se espalha da fronteira sul/oeste do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina até sexta-feira (6). Isso se deve ao efeito pré-frontal, quando as temperaturas aumentam na dianteira de uma frente fria.

Temperaturas máximas até 7°C acima da média avançam do sul do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina entre quinta (5) e sexta-feira (6). As maiores temperaturas máximas previstas estão para Uruguaiana (RS), podendo ultrapassar 37°C na quinta (5) e os 38°C na sexta (6), quando uma ampla área entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina deve ter máximas que superam os 35°C.
Virada no tempo entre sexta e sábado
A partir da sexta-feira (6) à tarde já estão previstas tempestades para a região Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo da madrugada de sábado (7), a linha de tempestades avança e ganha força principalmente sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre.
A partir da tarde de sábado (7), as tempestades e chuvas ganham força sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (centro-oeste) e Oeste do Paraná, com potencial de serem intensas.

As chuvas devem continuar sobre a região Sul até, pelo menos, segunda-feira (9), ganhando força sobre o leste de Santa Catarina no domingo (8), com volumes que podem ser elevados.
Destaca-se, porém, que as chuvas serão irregulares, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, agravando a situação hídrica do estado.

Na faixa leste de Santa Catarina, os volumes previstos até então, podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, ligando um alerta para possíveis transtornos.
É importante reforçar que os modelos numéricos operacionais atualizam as previsões a cada hora, sendo importante monitorar a evolução deste sistema.
Alívio do calor no fim de semana
As temperaturas máximas previstas para o sábado (7) na região Sul caem expressivamente quando comparadas à sexta-feira (6), voltando a ficar dentro da faixa normal. Temperaturas da ordem de 36°C ficam restritas ao noroeste do Paraná. No Rio Grande do Sul, máxima de 31°C em Uruguaiana, enquanto a metade oeste do estado fica abaixo de 26°C.
No domingo (8) as temperaturas mínimas ficam entre 15°C e 17°C na maior parte da Região Sul, se aproximando de 10°C na Serra Catarinense, onde as máximas ficam abaixo dos 18°C.

O restante da região Sul deve ter máximas abaixo dos 30°C no domingo (8), exceto pela faixa oeste, com previsão de 31°C, e o Noroeste do Paraná, com 33°C. A frente fria avança em direção à região Sudeste, fortalecendo as chuvas, que vem sendo acima da média ao longo da semana.
Powered by WPeMatico
