Encerrando a primeira semana de fevereiro com riscos de chuvas intensas. Nesta sexta, o INMET deixa diversos estados do país sob alertas para possíveis transtornos devido às chuvas previstas.
- Veja também: Chuvas intensas e tempestades trazem alertas generalizados ao Brasil nesta quinta, 5; confira

O último dia da primeira semana de fevereiro será marcado por chuvas intensas e potencial para transtornos em diversas regiões do Brasil. Nesta sexta-feira (6), nuvens carregadas seguem atuando sobre grande parte do país, mantendo o tempo fechado em áreas que já registram volumes elevados de precipitação.
Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para a ocorrência de chuvas intensas em 20 estados e no Distrito Federal. Confira o mapa a seguir.

Lembrando do significado das cores, de acordo com o INMET:
- Amarelo: chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
- Laranja: chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Acompanhe a seguir a previsão do tempo para esta sexta-feira (6) e veja se o seu município será afetado.
Chuvas intensas deixam o Brasil em alerta
O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a madrugada e a manhã desta sexta-feira (6) seguem com a presença de nuvens carregadas, cenário que tem sido recorrente nos últimos dias devido à atuação de um corredor de umidade que se estende da Região Norte ao Sudeste do Brasil.

Pela manhã, há previsão de chuvas intensas no leste do Amazonas, oeste do Pará e em áreas do norte do Mato Grosso. Até o final do período matutino, pancadas de chuva também devem ocorrer em áreas do Nordeste do Brasil.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as nuvens carregadas já se fazem presentes, com risco de chuva forte.
No decorrer da tarde, as chuvas se espalham ainda mais pelo país, atingindo o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os estados de São Paulo (especialmente o Vale do Paraíba e a capital), Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (sul e leste) apresentam risco elevado de chuvas intensas, com potencial para alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso segue com chuvas frequentes e bem distribuídas, o que pode gerar impactos ao setor agropecuário devido aos grandes acumulados registrados nos últimos dias. Situação semelhante é prevista para Goiás e o leste do Mato Grosso do Sul, onde há alerta para chuvas intensas, mantendo a região em atenção.
Na Região Norte, as chuvas têm ocorrido de forma quase diária. O tempo permanece parcialmente nublado, com as instabilidades ganhando força ao final do dia. Para esta sexta-feira (6), há previsão de chuvas intensas em praticamente toda a região, com exceção de Roraima.

O Nordeste também segue sob risco de chuvas fortes, inclusive em áreas que não registravam precipitação há semanas, como o interior da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
Nessas regiões, as chuvas podem ocorrer com intensidade elevada. Além disso, capitais do litoral norte nordestino também devem ficar em alerta, já que os volumes previstos podem provocar transtornos urbanos.
Powered by WPeMatico
