A Petrobras informou nesta 6ª feira (6.fev.2026) que adquiriu 42,5% do Bloco 2613, localizado no offshore –alto mar– da Namíbia, na costa da África. A operação foi realizada em parceria com a TotalEnergies, que também adquiriu 42,5% e será a operadora do projeto.
Esta operação marca o retorno da Petrobras à Namíbia e reforça sua estratégia de explorar novas fronteiras de petróleo fora do Brasil.
Outras empresas completam o consórcio: a estatal namibiana Namcor (10%) e a Eight Offshore Investment Holdings (5%). A Maravilla Oil & Gas encerrou sua participação no ativo.
O Bloco 2613 está na Bacia de Lüderitz, cobrindo uma área de aproximadamente 11 mil km². A região ainda é pouco explorada, mas apresenta potencial promissor, semelhante a algumas bacias sedimentares do Brasil.
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a aquisição é estratégica para garantir reservas de petróleo e gás no médio e longo prazo, diversificando o portfólio da empresa e fortalecendo parcerias internacionais.
“Temos avaliado com muito cuidado áreas que têm mostrado boas perspectivas, tanto no Brasil como em outras partes do mundo. A atuação com parceiros nesse novo bloco marca a volta da Petrobras à Namíbia e será muito importante dentro da estratégia de busca de novas fronteiras pela companhia”, afirmou em nota.
A Petrobras já tem experiência em projetos na África, como em São Tomé e Príncipe e África do Sul, e que a empresa está atenta a novas oportunidades na região.
A conclusão da transação depende de aprovações governamentais e regulatórias na Namíbia, incluindo o aval do Ministério da Indústria, Minas e Energia do país.
Powered by WPeMatico
