A PF (Polícia Federal) prendeu uma mulher investigada por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. A detenção se deu na 5ª feira (5.fev.2026), durante operação que resultou na captura de 5 pessoas com pendências judiciais que chegavam em um voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos.
Contra a mulher havia mandado de prisão preventiva expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ela é investigada por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, com os atos realizados em Brasília em 2023.
Os agentes federais identificaram os foragidos durante o procedimento de desembarque e verificação dos passageiros deportados.
A ação da PF identificou, além da foragida relacionada ao 8 de Janeiro, outros 4 homens que também foram detidos. 3 deles constavam na lista de Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo utilizado para localizar e prender pessoas procuradas internacionalmente.
Um dos homens era procurado pela Vara Criminal de Sanclerlândia (GO) por homicídio qualificado. Outro havia sido condenado a 2 anos de reclusão por posse ilegal de arma de fogo e munição, com ordem expedida pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares (MG).
O 3º detido possuía uma ordem de prisão temporária por homicídio emitida pela Vara Criminal de Cotia (SP). Já o 4º homem respondia por furto, com mandado definitivo expedido pela Vara Criminal de Aparecida (SP).
A PF não divulgou informações sobre a identidade dos presos ou detalhes sobre como eles chegaram aos Estados Unidos e quanto tempo permaneceram no país antes da deportação.
Em nota, a PF declarou que depois dos procedimentos de praxe e a realização dos exames de corpo de delito, todos os 5 detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Powered by WPeMatico
