Analisar como as escolas produzem e descartam resíduos sólidos foi o ponto de partida de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola (PCE), edital nº 002/2024, e busca estimular práticas sustentáveis no ambiente escolar.
Intitulada “Empreendedorismo sustentável: um estudo de caso sobre a gestão de produção e descarte de resíduos sólidos associada à educação financeira no ambiente escolar”, a pesquisa investiga temas como a geração e o destino do lixo, os hábitos de consumo e a relação entre sustentabilidade e empreendedorismo. A proposta é contribuir para a formação de estudantes mais conscientes, capazes de aliar responsabilidade ambiental e educação financeira no dia a dia escolar.
O estudo foi realizado na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizada no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste de Manaus. Além disso, foram feitas visitas aos pontos de coleta da ONG “Drive-Thru Ambiental” e da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), localizados nas zonas centro-sul e leste, respectivamente.
O projeto foi coordenado por Edneuza Muniz da Silva, professora da disciplina de Química pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). A ideia era conscientizar os estudantes do Ensino Médio a respeito do impacto do descarte incorreto de resíduos sólidos e orientá-los sobre temas como a educação financeira e o empreendedorismo sustentável.
A metodologia incluiu o levantamento de referências bibliográficas, realização de reuniões com os estudantes participantes, bem como a elaboração de um quiz em formato de jogo digital abordando hábitos sustentáveis e empreendedorismo.
De acordo com a professora, a pesquisa contribuiu para despertar nos estudantes a curiosidade por assuntos relacionados ao descarte correto de resíduos sólidos, redução, reutilização e reciclagem.
“A partir desse projeto, a comunidade escolar foi alertada quanto a sua responsabilidade em relação à produção e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar e demais ambientes frequentados. Preocupados com a qualidade de vida, tornaram-se agentes de mudança, gerando valores à sociedade, por meio de práticas sustentáveis e empreendedoras”, destacou a professora.
Apoio da Fapeam
Edneuza Muniz definiu como fundamental o apoio da Fapeam para a realização do projeto.
“Este apoio é de fundamental importância, pois oferece o suporte financeiro (bolsas) e a estrutura para que professores e estudantes desenvolvam projetos de pesquisa nas escolas públicas, viabilizando a participação em iniciativas de ciência e tecnologia”, concluiu.
Programa Ciência na Escola
O Programa Ciência na Escola (PCE) é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O PCE apoia a participação de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.
A edição de 2026 do PCE já está com as inscrições abertas. Confira detalhes do edital no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0062026-programa-ciencia-na-escola-pce/
Por: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)
Fotos: Alex Pazuello/Secom
O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas investiga produção e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar apareceu primeiro em FAPEAM.
Powered by WPeMatico

