O jornal norte-americano Washington Post anunciou neste sábado (7.fev.2026) a saída do publisher e CEO, Will Lewis. O anúncio se dá dias depois que iniciou um processo de demissão em massa que atingirá 267 jornalistas. Segundo a empresa, o diretor financeiro Jeff D’Onofrio assumirá interinamente as funções.
“Durante meu mandato, decisões difíceis foram tomadas para garantir o futuro sustentável do The Post, para que ele possa, por muitos anos, publicar notícias imparciais e de alta qualidade para milhões de leitores todos os dias”, disse Lewis em mensagem aos funcionários. Agradeceu também a Jeff Bezos (Amazon), dono do jornal, pelo “apoio e liderança”.
Lewis assumiu o cargo de CEO em 2023 ao substituir Fred Ryan, que atuou na função por quase 10 anos. Foi contratado por Bezos numa tentativa de melhorar a situação financeira da empresa. Antes de passar pelo Washington Post, Lewis foi CEO da Dow Jones e editor do Wall Street Journal.
Em comunicado enviado aos funcionários, D’Onofrio disse se sentir “honrado em assumir o comando como editor e CEO interino”. Já Bezos disse que D’Onofrio e o editor executivo Matt Murray e o editor de Opinião Adam O’Neal “estão em posição de liderar o The Post rumo a um próximo capítulo empolgante e próspero”.
DEMISSÕES
O corte anunciado pelo jornal na 4ª feira (4.fev.2026) equivale a 1/3 de seu quadro atual de 800 jornalistas. A reestruturação eliminará as editorias de esportes e livros e reduzirá o número de correspondentes no exterior. Com a mudança, a publicação vai se concentrar em assuntos políticos e nacionais.
Matt Murray, editor executivo do jornal, informou aos funcionários que todas as áreas serão afetadas pela reformulação, segundo apuração da Agence France-Presse. A publicação concentrará seus recursos em notícias nacionais, política, negócios e saúde.
Powered by WPeMatico
