A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, na 3ª feira (10.fev.2026), 2 requerimentos para que a PwC (PrincewaterhouseCoopers Brasil Ltda) e a KPMG prestem depoimento ao grupo de trabalho da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado que acompanha as investigações do Banco Master. Leia a íntegra do requerimento para a ouvir a PwC (PDF – 330 kB). Leia a íntegra do requerimento para ouvir a KPMG (PDF – 331 kB).
Segundo a senadora, o objetivo é apurar a responsabilidade das duas consultorias, que prestaram serviços de auditoria para a instituição financeira e teriam atestado a confiabilidade das cartas de crédito negociadas como ativos antes da liquidação ser decretada pelo Banco Central. O caso foi revelado pelo Poder360, em 25 de janeiro.
“Reportagens e análises especializadas apontam que o caso expôs lacunas relevantes nos processo de auditoria e reforçou o debate sobre eventual responsabilização das empresas responsáveis por validar as demonstrações contábeis da instituição”, afirma a senadora.
Para Damares Alves, a oitiva das duas empresas permite verificar “se os procedimentos de auditoria empregados foram compatíveis com a complexidade das operações e com os riscos inerentes à instituição financeira auditada”.
Os requerimentos devem ser votados pelo grupo de trabalho somente na próxima reunião do colegiado, após a semana de Carnaval.
Powered by WPeMatico

