Um avião Boeing da Latam Airlines abortou a decolagem na noite de domingo (15.fev.2026) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo LA8146 seguia para Lisboa e acabou sendo cancelado.
A aeronave com capacidade para cerca de 400 passageiros iniciava a decolagem e estava a cerca de 330 quilômetros por hora quando o comandante interrompeu a manobra e freou bruscamente ainda na pista.
Assista ao vídeo do momento (1min2s):
A LATAM Boeing 777 aborted a high-speed takeoff last night (15). Via @aero_in
The Boeing 777-300ER, registration PT-MUH, was in the takeoff roll when the pilots decided to abort at very high speed. According to our data, the decision was made at approximately 178 knots (330… pic.twitter.com/Fo1eOxLooT
— AirNav Radar (@AirNavRadar) February 16, 2026
Após a frenagem, equipes de combate a incêndio foram acionadas para resfriar os pneus –procedimento comum quando há parada em alta velocidade. Os passageiros desembarcaram na pista e foram levados de ônibus até o terminal. Não houve feridos.
Em nota, a Latam disse o procedimento foi necessário para manter a “total segurança” dos passageiros. Procurada pelo Poder360, a empresa não informou as causas do episódio.
“A Latam esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 [Guarulhos-Lisboa] de domingo interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação”, afirmou por meio de nota.
Segundo a GRU Airport, concessionária que gerencia o Aeroporto de Guarulhos, a operação do aeroporto seguiu normalmente sem interrupções.
“Conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada. A aeronave deslocou-se por meios próprios até uma área segura, onde os procedimentos tiveram continuidade. Não houve feridos e a operação segue normalmente”, informou.
O episódio ocorreu poucas horas após o aeroporto ser reaberto. Na tarde de domingo (15.fev), o terminal ficou cerca de 3 horas fechado em razão da presença de drones nas imediações da pista. Não há indicação de que os casos tenham relação, mas os drones têm se tornado um problema para o terminal.
DRONES
O GRU Airport informou que o Aeroporto Internacional de São Paulo suspendeu pousos e decolagens na tarde de domingo (15.fev) após a identificação de drones nas proximidades do sítio aeroportuário. Segundo a concessionária, as autoridades competentes foram acionadas imediatamente e, após a adoção das medidas de segurança, as operações foram normalizadas.
A administradora do terminal reforçou que o uso de drones nas imediações da área operacional coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas. “A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas.”
A presença desses equipamentos pode representar ameaça sobretudo nas fases de pouso e decolagem, consideradas as mais críticas do voo, o que leva à paralisação preventiva das atividades até que o espaço aéreo esteja seguro.
Powered by WPeMatico

