A China realizou com sucesso na 4ª feira (11.fev.2026) um teste de voo de demonstração e verificação em baixa atitude do foguete transportador Longa Marcha-10 e o teste de decolagem abortada da espaçonave tripulada da nova geração Mengzhou (Navio de Sonho) sob pressão dinâmica máxima.
Realizados no Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, à beira do mar, na Província de Hainan, uma ilha no sul da China, os testes “representaram importantes avanços para o programa de exploração lunar tripulada da China”, segundo a CMSA (Agência Espacial Tripulada da China).
A China pretende pousar seus astronautas na Lua antes de 2030. A espaçonave de nova geração, Mengzhou, foi projetada principalmente para tal missão.
O foguete Longa Marcha-10 decolou às 11h (horário de Beijing). Ao atender às condições de manobras de escape à pressão dinâmica máxima, a Mengzhou recebeu um comando do foguete e executou com sucesso as operações de separação e escape. O 1º estágio do foguete e a cápsula de retorno da espaçonave tocaram as águas separadamente em áreas marítimas predeterminadas, de forma controlada e prevista.
De acordo com a CMSA, os testes realizados na 4ª feira apresentaram vários destaques, incluindo um novo modelo de foguete, um novo modelo de espaçonave, uma nova plataforma de lançamento, e as tarefas de recuperação marítima. O foguete e a espaçonave ainda estavam configuradas como protótipos.
A agência apontou que os produtos usados nestes testes foram adaptados aos requisitos e procedimentos necessários à reutilização dos mesmos.
Os testes também marcaram vários marcos históricos para o programa espacial chinês:
- a 1ª ignição e voo do foguete Longa Marcha-10 em sua configuração de protótipo;
- o 1º teste de voo de aborto sob pressão dinâmica máxima de uma nave tripulada;
- o 1º pouso marítimo da cápsula de retorno de uma nave tripulada e do primeiro estágio de um foguete;
- o 1º teste de voo realizado por meio de uma plataforma de lançamento recém-construída no Campo de Lançamento Espacial de Wenchang
O sucesso dos testes forneceu dados de voo e experiências de engenharia valiosas para a exploração lunar tripulada, disse a CMSA.
Antes, a China conduziu 2 testes de ignição estática do foguete, testes de escape a altitude zero da cápsula de retorno da espaçonave e testes de pouso e decolagem do pousador lunar.
Com informações da Xinhua.
Powered by WPeMatico

