Durante entrevista ao Agenda da Semana desse domingo, 15, o economista e auditor fiscal aposentado Waldir Costa fez uma análise sobre a política tributária de Roraima. Ele destacou que a alíquota modal do ICMS no estado, atualmente em 21%, figura como uma das mais altas de todo o país.
Segundo o especialista, o modelo atual gera um desequilíbrio que favorece mercadorias vindas de outras regiões em detrimento da produção local. Waldir explicou que produtos de fora entram no mercado roraimense com vantagens fiscais que chegam a 14% de diferencial competitivo.
“Nós temos uma situação emblemática de dificuldades para a nossa produção local enfrentar produtos procedentes de outros estados”. O impacto é sentido diretamente em setores como o de arroz, carnes e óleos vegetais.
Waldir reforçou que essa disparidade tributária acaba por “exportar” a riqueza do estado para outras unidades da federação. Para ele, a falta de proteção ao que é fabricado internamente resulta em uma transferência direta de renda e postos de trabalho para fora de Roraima.
O post Economista defende fim de benefícios de produtos vindos de fora de Roraima apareceu primeiro em Folha BV.
Powered by WPeMatico

