A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Márcia Perales Mendes Silva, esteve presente, nesta quinta-feira (18/06), na 320° Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada no Auditório Arivaldo Silveira Fontes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
A reunião foi conduzida pelo governador do Amazonas e presidente do Codam, Roberto Cidade, que durante o evento destacou o trabalho desenvolvido pela instituição e os projetos discutidos na reunião contribuem para o fortalecimento do setor industrial local.
“Saem daqui os grandes projetos de desenvolvimento para a nossa Zona Franca de Manaus. Quando a gente consegue avançar em pautas de matrizes econômicas, de oportunidades para o nosso Estado, este é o desenvolvimento que precisamos ter. Mais uma vez, o Codam dá uma demonstração de grandeza com 80 projetos aprovados, investimentos bilionários, empresários que vem para cá, que já estavam aqui ou estão vindo novamente, porque acreditam no modelo Zona Franca de Manaus”, comentou o governador.
Também estiveram presentes o vice-governador, Serafim Corrêa; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Igrejas; o deputado estadual Sinésio Campos, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Carlos Silva; a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Omara Gusmão; e o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço.
Segundo a diretora-presidente da Fapeam, os investimentos anunciados na reunião são importantes para o desenvolvimento do estado, estabelecendo oportunidades de novos diálogos entre a iniciativa privada, o Governo do Estado e a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
“Hoje foi anunciado aqui um valor considerável de investimentos e a abertura de novos postos de trabalho de modo direto e indireto. Então, se isso amplia o diálogo, é claro que a área de CT&I também está inserida nesse contexto para avançarmos juntamente aos outros setores do Amazonas”, ressaltou Márcia Perales.
Resultados apresentados
O vice-presidente do Codam e titular da Sedecti, Gustavo Igrejas, apresentou os números da pauta e destacou as conquistas do Codam. A 320ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas teve como pauta o recorde de execução de 80 projetos (sendo 35 de implantação) e investimentos totais de mais de R$ 2,6 bilhões. Essa conquista representa 4.830 postos de trabalho, dos quais 2.606 são compostos de novas vagas.
“O maior patrimônio do Amazonas não está apenas na floresta, na universidade e em sua força econômica. Está nas pessoas e é justamente nelas que encontramos inspiração para seguir avançando, construindo oportunidades e transformando desafios em resultados. Essa é e sempre será a força da nossa gente”, concluiu Gustavo Igrejas.
O evento também reuniu representantes do setor público e privado, com o objetivo de deliberar decisões a respeito de projetos e investimentos que contribuem para o desenvolvimento econômico e industrial do Amazonas.
Durante a reunião, também foram anunciados dois novos membros do Codam. Passaram a integrar o colegiado, os representantes das seguintes instituições:
– Erika Cristina Nogueira, vice-presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea).
– Valdemir de Souza Santana, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Durante a reunião foi entregue a Licença de Instalação emitida pelo Ipaam à Eneva. Além disso, houve uma homenagem à Associação Comercial do Amazonas (Acam), que está celebrando 155 anos de atuação em prol do desenvolvimento econômico, empresarial e institucional do Amazonas.
Codam
O Codam, em consonância com Decreto nº 14.168, de 8 de agosto de 1991, que dispõe sobre o mesmo, é órgão colegiado, vinculado ao gabinete do Governador do Estado, com funções de assessoramento do chefe do Poder Executivo, nos assuntos referentes ao desenvolvimento econômico e social e na formulação da política de incentivos fiscais e extrafiscais do Estado.
Por: Kevin Moraes (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes/Fapeam
Powered by WPeMatico

