Os Estados Unidos não foram convidados para participar desta reunião. Em 2024, na 1ª edição do encontro, os norte-americanos estiveram presentes, mas foram representados por um funcionário do 2º escalão do governo de Joe Biden (Partido Democrata).
O grupo que lidera o encontro tomou a decisão de deixar os EUA de fora por considerar que o governo de Donald Trump (Partido Republicano) questiona instituições democráticas de outros países, como no caso do STF (Supremo Tribunal Federal) no Brasil. Também considera que o país regrediu internamente ao, por exemplo, pressionar de diversas formas a imprensa por críticas a seu governo.
De acordo com integrantes do governo brasileiro, o Brasil não teria condições de sugerir o convite para os EUA no momento em que o país sofre sanções por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
O grupo também argumenta que a ONU tem 193 integrantes e, pela quantidade de países, é preciso fazer escolhas para sua composição.
Cerca de 30 países foram convidados, mas a lista não é pública. Os participantes de 2024, porém, devem estar presentes novamente, como Alemanha, França, Canadá e México. O secretário-geral da ONU, António Guterres, deve participar.
Leia mais:
