Durante o Snapdragon Summit 2025, a Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (24) o Snapdragon 8 Elite Gen 5, chipset da gigante para celulares premium de 2025 e 2026. Adotando uma nova geração de núcleos proprietários Oryon e litografia mais moderna de 3 nm, a solução chega para desafiar rivais como o recente MediaTek Dimensity 9500 e o Apple A19 Pro, prometendo avanços consideráveis de desempenho e eficiência.
A primeira mudança notável da plataforma é o nome, que retorna ao uso das gerações. O ajuste havia sido confirmado pela Qualcomm há alguns dias e teria como objetivo “facilitar a compreensão dos consumidores” sobre o roteiro de produtos da gigante e “reforçar a liderança da plataforma”.
O componente segue a proposta do 8 Elite original de empregar tecnologia proprietária ao utilizar a 3ª geração dos núcleos Oryon, com melhorias de peso como aceleração de hardware para cálculo de matrizes — possivelmente relacionada com novas instruções SME2 da Arm. As mudanças garantiriam um avanço de cerca de 20% de desempenho frente à geração passada, e turbinariam o comportamento da CPU em tarefas de IA que dependem de resposta rápida, como chatbots.
