BELÉM (PARÁ) – A demora dos países em entregar as metas de redução de carbono preocupam autoridades da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

As NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, na tradução em português) são as metas que cada país determina para si para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas.
A menos de 30 dias da conferência, apenas 62 países já entregaram oficialmente o documento. Outros 101 prometeram apresentar até a COP.
O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador Maurício Lyrio, destacou o atraso de grandes emissores, como União Europeia e Índia; e da China, que só entregou no fim de setembro.
Os Estados Unidos, outro emissor importante, têm uma NDC do governo anterior, de Joe Biden. No entanto, Donald Trump retirou o país do Acordo de Paris. A Argentina, de Javier Milei, avalia seguir o mesmo caminho.
A COP30 acontece no período de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará. A Cúpula de Líderes é antes, nos dias 6 e 7 do mês que vem.

