
Estas contribuições serão consolidadas em um documento unificado e encaminhado à presidência da conferência. As contribuições estão estruturadas em seis eixos temáticos: Transição nos setores de energia, indústria e transporte; Gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade; Transformação da agricultura e dos sistemas alimentares; Construção de resiliência em cidades, infraestrutura e água; Promoção do desenvolvimento humano e social; Catalisadores e aceleradores, incluindo financiamento, tecnologia e capacitação.
Para a COP30 em Belém, o Brasil tem buscado articular uma participação ampla da sociedade, valorizando a Amazônia, os povos tradicionais e a justiça social e climática como eixos centrais da transição ecológica.
Segundo o ministro Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República, a participação popular na Conferência vai ser uma das maiores da história. A abertura do encontro, nesta quinta-feira (16), contou ainda com as presenças das ministras Marina Silva do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Luciana Santos da Ciência e Tecnologia, do ministro Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário, além do presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago.
1:53
