O país asiático suspendeu em maio a importação de frango brasileiro depois da confirmação de 1 caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A decisão serviu para proteger a saúde pública chinesa, conforme medidas de segurança sanitária estabelecidas em contrato.
O Brasil se autodeclarou livre de gripe aviária em 18 de junho, depois de ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas comerciais. Na ocasião, o Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou diretamente os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras.
O vazio sanitário começou em 22 de maio, logo depois da conclusão da desinfecção da única granja comercial afetada pela doença no país. O estabelecimento fica localizado no município de Montenegro (RS), onde foi identificado o 1º caso em 16 de maio.
A gripe aviária afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos. A transmissão se dá pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.
A doença raramente afeta humanos. A orientação é que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas. Segundo o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente.
Leia mais:
