BELÉM (PARÁ) – A abertura da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) gerou poucas manchetes na imprensa mundial nesta 2ª feira (10/11). Veículos cobriram discursos , mas poucos deram destaque ao 1º dia de evento em suas páginas principais online.
O jornal britânico The Guardian tem realizado uma cobertura maior da conferência. Durante esta 2ª feira, diferentes manchetes sobre a COP30 figuraram no site da publicação inglesa, incluindo uma entrevista com André Corrêa do Lago, diplomata que preside o evento.
O jornal espanhol El País noticiou, em sua página principal, a abertura do evento.
O Clarín não deu destaque para o evento em sua página principal, mas publicou uma reportagem sobre o evento citando a ausência do país norte-americano.
A Deutsche Welle dedicou sua página principal à conferência climática, com foco no simbolismo da realização na Amazônia. “Já está claro: os compromissos dos países em relação à proteção climática e o apoio aos países mais pobres já são completamente insuficientes”, escreveu Jeannette Cwienk ao jornal.
Apesar de ter uma chamada para notícias envolvendo a COP30 em sua página inicial, o jornal francês Le Monde não noticiou os discursos de abertura.
O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta 2ª feira uma reportagem sobre a ausência dos Estados Unidos no evento e os países que estão liderando a busca por fontes de energia renováveis.
O Wall Street Journal não publicou textos sobre o dia de abertura. Uma reportagem, de domingo (9/11), apresentou a cidade de Belém, sede do evento, mas não deu destaque na página principal.
