- Veja também: Chuvas aumentam muito no Brasil nesta quarta, 12: alerta para 12 estados de Norte a Sul; confira a previsão

A quarta-feira (12) começou com a presença de uma frente fria sobre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste e Região Norte do Brasil, além de tempo estável e ensolarado sobre grande parte do Sudeste.
Para esta quinta-feira (13) o cenário tende a mudanças, principalmente em áreas do centro-sul, onde teremos a previsão de chuvas mais fortes e riscos de tempestades isoladas. Confira a lista com os estados que vão registrar chuvas e também aqueles que estão sob riscos de ocorrência de tempestades:
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Mato Grosso
- Rondônia
- Amazonas
- Acre
Siga acompanhando para mais informações e detalhes sobre a previsão do tempo nesta quinta-feira (13).
Céu encoberto e chuvas fortes ocorrem no MS, PR e SC
Nas primeiras horas desta quinta-feira (13) o céu fica encoberto em toda a Região Sul, parte do Sudeste, grandes áreas do Centro e Norte do Brasil. Há riscos de chuvas intensas ainda durante a madrugada, afetando o sudoeste e norte do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
O período da manhã irá proporcionar algumas preocupações e alertas aos moradores do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. As chuvas ficam fortes no decorrer da manhã vindo acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. Semelhante ao que é esperado no sudoeste e nordeste do Mato Grosso e sul de São Paulo.

Pancadas de chuva com leve intensidade ocorrem em áreas da Bahia, Goiás, e Roraima, mas de forma isolada o que não gera transtornos aos moradores dessas áreas, até o final da manhã.
Tarde de quinta-feira com riscos de tempestades
As chuvas ganham intensidade na tarde desta quinta-feira (13). A começar pela Região Sul, onde as instabilidades se espalham pelo norte do Rio Grande do Sul, leste do Paraná e centro-leste de Santa Catarina, com previsão de chuvas fortes e risco de tempestades, inclusive na capital Curitiba (PR).
O tempo também fica instável no Sudeste, especialmente sobre o estado de São Paulo. Como mencionado anteriormente, há possibilidade de chuvas intensas e tempestades já pela manhã no sul paulista.

Durante a tarde, as instabilidades se concentram no extremo oeste do estado de São Paulo, em cidades como Presidente Prudente (SP). Chuvas leves se espalham por outras áreas paulistas, atingindo a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira.
Os riscos de tempestades são mais elevados no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Nesses estados, as altas temperaturas combinadas com a grande disponibilidade de umidade favorecem a formação de nuvens convectivas que ultrapassam os 10 km de altura.

Com isso, aumentam as chances de chuvas fortes, trovoadas e eventual queda de granizo. Produtores rurais e moradores dessas regiões devem manter o sinal de alerta redobrado, pois a instabilidade deve persistir nos próximos dias.
No Norte do país, a umidade proveniente da Floresta Amazônica e o transporte de ar úmido vindo do Atlântico deixam a atmosfera bastante carregada. A previsão indica chuvas moderadas a fortes em diversos pontos do Amazonas, Acre e Rondônia que es frequentemente acompanhadas por trovoadas.
