Em parceria com a Fluidstack, sediada no Reino Unido, o projeto pretende criar cerca de 800 empregos permanentes e outros 2.400 na construção civil, com os novos centros entrando em operação ao longo de 2026.
A Anthropic também cita o Plano de Ação de Inteligência Artificial do governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano), que visa a consolidar os EUA como líder global na tecnologia.
“Estamos cada vez mais perto de uma IA capaz de acelerar descobertas científicas e ajudar a resolver problemas complexos de maneiras que antes eram impossíveis. Para concretizar esse potencial, precisamos de uma infraestrutura que suporte o desenvolvimento contínuo na vanguarda da tecnologia”, disse Dario Amodei, CEO e cofundador da Anthropic.
“Esses centros de pesquisa nos ajudarão a construir sistemas de IA mais capazes, que poderão impulsionar esses avanços e, ao mesmo tempo, gerar empregos nos Estados Unidos”, acrescentou.
A Fluidstack, uma startup que vende serviços de computação em nuvem para IA, fornecerá “gigawatts de energia” como parte do projeto, segundo o comunicado.
