“Informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava envolvida no contrabando de narcóticos, transitando por uma rota conhecida de narcotráfico e transportando drogas”, declarou no domingo (16.nov) o Comando Sul dos EUA em uma publicação nas redes sociais.
Segundo o comunicado, o barco estava em águas internacionais quando foi atingido por uma força-tarefa da operação chamada “Lança do Sul”, sob o comando do secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth.

Este foi o 21º ataque contra barcos acusados de narcotráfico realizado pelas Forças Armadas dos EUA desde o início de setembro, em uma ação que o governo norte-americano classificou como justificada para interromper o fluxo de drogas para os EUA. Os ataques já causaram a morte de mais de 83 pessoas.
Integrantes do Congresso dos EUA e grupos de direitos humanos questionam a legalidade dos ataques. O governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano) afirmou ter autoridade legal para realizar as investidas. O Departamento de Justiça dos EUA forneceu um parecer jurídico que justifica as ações e argumenta que os militares norte-americanos que realizam as operações são imunes a processos judiciais.
No domingo (16.nov), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou na rede social X que o Departamento de Estado designaria o Cartel de los Soles como uma “organização terrorista estrangeira”, o que torna crime para qualquer pessoa nos EUA fornecer apoio material ao grupo. Autoridades norte-americanas acusam o Cartel de los Soles de trabalhar com a organização Tren de Aragua para enviar narcóticos ao país.

O governo Trump afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), lidera o Cartel de los Soles, o que o venezuelano nega. O Pentágono enviou navios de guerra, caças e um submarino nuclear para o Caribe, enquanto autoridades norte-americanas consideram a possibilidade de uma ação militar contra o governo Maduro.
Assista o vídeo do ataque de sábado (15.nov):
On Nov. 15, at the direction of Secretary of War Pete Hegseth, Joint Task Force Southern Spear conducted a lethal kinetic strike on a vessel operated by a Designated Terrorist Organization. Intelligence confirmed that the vessel was involved in illicit narcotics smuggling,… pic.twitter.com/iM1PhIsroj
— U.S. Southern Command (@Southcom) November 16, 2025
Leia mais:
