- Mais informações: Ar frio atípico traz temperaturas abaixo de 10°C nesta semana

Nesta quarta-feira (19), uma frente fria que está avançando pelo país chegará até o Nordeste. Já na quarta-feira durante a tarde, o sistema estará ocasionando tempestades com raios no sul e oeste da Bahia – especialmente nos municípios mais próximos da divisa com Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Até o final da quarta-feira (19), as tempestades se espalharão pelo restante da Bahia, podendo causar pancadas de chuva em praticamente todo o estado, e atingirão também boa parte do Maranhão e do Piauí (especialmente a porção sul destes estados).

Como é possível observar na imagem acima, na quinta-feira (20), o sistema continuará ocasionando tempestades em uma faixa que compreende a maior parte da Bahia (exceto extremo norte do Estado) e o sul do Maranhão e do Piauí.
Tempestades continuam até sexta-feira
Essa faixa de precipitação intensa continuará ativa ao longo da sexta-feira (21), influenciando as mesmas regiões – quase que de maneira estacionária.
Pancadas de chuva também podem ser registradas pontualmente em Sergipe, Alagoas e Pernambuco, embora os acumulados totais nestes estados sejam menos significativos.

Ao total, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em diversos municípios das regiões mencionadas – e atingir valores especialmente altos na região metropolitana de Salvador, onde os acumulados totais podem chegar a 130 mm.
Essas tempestades que se formam ao longo de diversos dias consecutivos podem, portanto, causar grandes transtornos para a população em toda a Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão, com destaque para a região de Salvador, que será a mais severamente atingida.

Índices como o Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF exibe valores entre 0.8 e 0.9 ao longo da passagem do sistema, entre a quinta-feira (20) e a sexta-feira (21), especialmente na Bahia. Isso corrobora a previsão e indica uma probabilidade muito alta de ocorrência de eventos extremos de chuva.

Caso tempestades atinjam o seu município, sempre evite enfrentar o mau tempo e fique atento às recomendações para evitar enfrentar transtornos ainda maiores:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Fique atento à alterações em encostas e evite transitar em áreas de risco para não ser pego por deslizamentos de terra, a segunda maior causa de fatalidades após as enxurradas.
Por fim, não deixe ainda de conferir as previsões do tempo específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ser pego de surpresa pelo mau tempo.
