BELÉM (PARÁ) – A coprodução paraense-peruana “Nós Permanecemos” estreou na 3ª feira (18/11) na sala Samaumeira do Pavilhão Pará, na Zona Verde da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém (PA). O curta-metragem foi pensado para a conferência, explica o produtor do filme, Jader Neto, filho do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.
Em entrevista ao Poder360, Jader Neto e o diretor peruano Aaron Bertrand-Ruiz dizem que, desde que foi anunciado que a conferência seria na capital paraense, sabiam que queriam fazer um filme para passar na COP. No início, a ideia era mostrar para a comunidade internacional como a cultura brasileira difere da cultura dos outros países latino-americanos.
“Aaron e eu já moramos no exterior. E as pessoas de fora enxergam a vida na Amazônia de forma bem diferente da realidade. A América do Sul, como um todo, acaba sendo generalizada como uma única cultura“, afirma Jader.
Com 33 minutos, “Nós Permanecemos” acompanha Yara (Ana Júlia Belém), jovem ribeirinha que vive com a família em uma área isolada da Amazônia. A existência da comunidade de Yara é colocada em risco com o avanço do garimpo e do desmatamento ilegais. Diante da pressão, a personagem se vê entre abandonar o território ou permanecer e resistir com os moradores da região.
O curta é uma coprodução da Mídia Center Produtora (Belém-PA). Tem direção do peruano Aaron Bertrand-Ruiz, produção de Jader Neto, do Pará, e direção de fotografia do mexicano David Ballesteros.
Após a estreia em Belém, o filme seguirá para o circuito de festivais de cinema nacionais e internacionais.
