Segundo o comunicado oficial, a Anthropic está expandindo seu modelo de IA, o Claude, para o Azure, da Microsoft, o que ampliará o acesso ao Claude para empresas. A empresa também anunciou que vai adquirir US$ 30 bilhões em capacidade computacional do serviço de nuvem.
A Anthropic e a Nvidia anunciaram uma colaboração no design e na engenharia, com o objetivo de otimizar os modelos da startup de IA e as futuras arquiteturas Nvidia para as cargas de trabalho da Anthropic.
A Anthropic disse que vai utilizar até um gigawatt de capacidade computacional que será baseada nos designs dos chips Grace Blackwell e Vera Rubin, da Nvidia.
Os modelos do Claude da empresa também serão disponibilizados no serviço Foundry da Microsoft, incluindo Claude Sonnet 4.5, Claude Opus 4.1 e Claude Haiku 4.5.
“Essa parceria tornará o Claude o único modelo de vanguarda disponível nos 3 serviços de nuvem mais importantes do mundo. Os clientes do Azure terão mais opções de modelos e acesso a recursos específicos do Claude”, diz a nota.
A Microsoft também se comprometeu a manter o acesso ao Claude no GitHub Copilot, Microsoft 365 Copilot e Copilot Studio.
Assista ao vídeo do anúncio (9min58s):
Leia mais:
