
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo e laranja para 15 estados, indicando riscos de chuvas intensas, tempestades e acumulados elevados de precipitação. Tudo por conta da chegada de uma frente fria ao Nordeste, que traz instabilidade para a Região.
Chuvas intensas também estão previstas para o Norte do Brasil, com destaque para Amazonas e Pará, que contam com alerta de perigo emitido pelo órgão nacional. O leste da Bahia também deverá se manter atento devido aos grandes acumulados previstos nas próximas 48 horas.

A seguir, acompanhe a previsão do tempo com mais informações e detalhes para o feriado desta quinta-feira (20).
Acumulado de chuva supera os 90 mm no Nordeste
A chuva sobre o Nordeste nesta quinta-feira (20) será provocada pela atuação de uma frente fria sobre a Região. As chuvas estão previstas para ocorrer já na madrugada, com intensidades variando entre moderadas e fortes, atingindo Bahia, Piauí e Maranhão. Os municípios do sudeste baiano serão os mais afetados nas primeiras horas do dia.

Com a chegada da manhã, as chuvas diminuem sobre algumas partes da Bahia. No entanto, o leste do estado permanecerá com previsão de chuvas intensas até o final do dia. As chuvas também ficam fortes na divisa entre Bahia e Piauí, com precipitação acompanhada de raios e trovoadas.
A elevação das temperaturas, junto com a umidade disponível na atmosfera, aumenta as preocupações com tempestades. No decorrer da tarde, as chuvas se espalham pelo território nordestino. A Bahia será o estado mais afetado, com chuvas atingindo Salvador/BA, áreas próximas e também o interior do estado.

Há previsão de pancadas de chuva sobre Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Diversos transtornos podem ser registrados no sul do Maranhão e em boa parte do Piauí, com volumes elevados de precipitação em curto período de tempo.
Os acumulados desta quinta-feira (20) superam os 60 mm em vários pontos da Bahia, inclusive em Ilhéus/BA, Barreiras/BA, Bom Jesus da Lapa/BA e Salvador/BA. O modelo indica ainda que o acumulado diário em municípios próximos à capital baiana pode ficar acima de 90 mm, provocando alagamentos.

Os grandes volumes também afetam outros estados. No sul do Piauí, acumulados de 50 mm estão previstos para cidades como Alto Parnaíba/PI, São Gonçalo do Gurgueia/PI e Avelino Lopes/PI. Nos demais estados, o volume deve variar entre 5 e 30 mm.
Chuvas intensas atingem a Região Norte
A Região tem registrado chuvas fortes nos últimos dias. A área, que é propícia à formação de núcleos de tempestade, terá mais um dia com essas características. Nesta quinta-feira (20), há previsão de chuvas intensas e possibilidade de tempestades sobre Amazonas, Acre e também Pará.

No decorrer da manhã, o céu fica encoberto, com pancadas de chuva aguardadas na faixa entre Manaus/AM e Santarém/PA. Mas é com a chegada da tarde que toda a região será atingida por chuvas intensas e maior possibilidade de tempestades.
Raios e trovoadas estão previstos para todos os estados da Região Norte, em especial para o estado de Rondônia. Pancadas de chuva intensas também são previstas para o Tocantins que, além da umidade da região, pela proximidade com a frente fria, permanece em situação de instabilidade.

Nos estados de Roraima e Amapá, as chuvas serão mais pontuais, ocorrendo com maior força sobre o sul do Amapá. Em Roraima, as chuvas ocorrem de forma isolada; contudo, em alguns pontos há risco de chuvas intensas, inclusive na capital Boa Vista/RR.
