- Veja também: Novo ciclone já tem data para chegar ao Brasil e promete trazer forte mudança; saiba quando

O ciclone segue seu deslocamento para leste e se afasta cada vez mais da costa do Brasil. Contudo, o sistema ainda deverá provocar instabilidades espalhadas por diversos estados. Há riscos de chuvas intensas e tempestades isoladas com potencial para transtornos.
Enquanto uma parte do país lida com o tempo fechado e as precipitações, outra região está sob atuação de tempo firme e de uma massa de ar frio e seco, que mantém as temperaturas mais amenas, principalmente durante as manhãs. Porém, esse cenário já está com os dias contados.
Acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias na sua região.
Sudeste terá tempo firme, chuvas intensas e isoladas
O final de novembro será marcado por mudanças no tempo sobre o Sudeste. Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o tempo fica aberto em parte de São Paulo e Minas Gerais, enquanto nas demais áreas haverá presença de nebulosidade.
As chuvas previstas para este período serão fracas e isoladas na faixa litorânea. Já o extremo norte de Minas Gerais segue sob risco de chuvas intensas e transtornos. Também podem ocorrer chuvas isoladas no sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no interior do Espírito Santo.

No sábado (29), as chuvas ganham força sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e o leste, noroeste e norte de Minas Gerais. A combinação de umidade e calor deixa o tempo instável, aumentando o risco de tempestades. Diferentemente do domingo (30), quando há previsão de chuva leve e isolada, com tempo estável nas demais áreas.
Mudança no tempo é esperada sobre o Sul do Brasil
Nos últimos dias, o Sul do Brasil vem registrando tempo estável em grande parte de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre quinta (27) e sábado (29), essa condição ainda predomina.

As instabilidades se concentram no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, devido ao transporte de ar úmido, que favorece a formação de nuvens. Há chances de chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e raios.
No domingo (30), um aprofundamento de baixa pressão deixará o tempo instável no Rio Grande do Sul. A previsão indica chuvas desde a manhã, persistindo ao longo do dia, com risco de rajadas de vento, chuvas intensas e até queda de granizo.

O tempo muda também nos demais estados da Região Sul: o céu fica encoberto em Santa Catarina e na maior parte do Paraná. As chuvas chegam no final do domingo (30), com intensidade moderada, e em alguns pontos intensa.
Chuvas continuam sobre parte do Nordeste
O Nordeste, especialmente a Bahia, vem enfrentando chuvas recorrentes. No estado baiano, as precipitações têm sido volumosas e frequentes, provocando transtornos na porção sul, sudeste e oeste do estado. Entre quinta (27) e domingo (30), o tempo permanece fechado, com riscos de chuvas intensas, principalmente no período da tarde.

Os acumulados são elevados: no sudeste da Bahia, os volumes previstos ultrapassam 150 mm. No oeste e sudoeste baiano, as chuvas podem chegar a 50 mm. Com o solo saturado, aumentam os riscos de alagamentos e deslizamentos.
Centro-Oeste e Norte do Brasil com céu encoberto
O céu permanece encoberto na maior parte do Centro-Oeste e da Região Norte. A umidade oriunda da Floresta Amazônica favorece a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, especialmente nas tardes. Os acumulados serão elevados até este domingo (30), indicando regularidades nas chuvas da Região.
Veja a lista com o volume previsto para as capitais:
- Porto Velho/RO – 80 mm
- Rio Branco/AC – 50 mm
- Cuiabá/MT – 29 mm
- Manaus/AM – 55 mm
Nos próximos dias a previsão é de pancadas de chuva durante as manhãs enquanto que as tardes serão marcadas por chuvas generalizadas e intensas, acompanhadas de trovoadas e raios. No domingo (30), a chuva perde força, tornando-se moderada a fraca na maior parte dos estados das duas regiões.
Apenas o Mato Grosso do Sul terá períodos de tempo mais firme, com o retorno da chuva apenas no fim da tarde de domingo (30), mas ainda de forma irregular sobre o estado.
