
Nos últimos dias, os argelinos foram surpreendidos por uma queda de neve histórica. As montanhas do norte do país foram cobertas por um manto branco que transformou completamente o Atlas argelino, criando um cenário mais típico de latitudes muito mais setentrionais.
O evento afetou as principais cadeias montanhosas do país, incluindo zonas como a cordilheira de Tell e o Atlas Teliano. Ali, picos emblemáticos como Lalla Khedidja – o pico mais alto do Atlas Teliano, com 2.308 metros acima do nível do mar – ficaram completamente cobertos de neve.

É um fato tão surpreendente que os habitantes locais e os turistas não hesitaram em ir para as montanhas para contemplar a transformação. O que antes era uma paisagem árida ou semidesértica parece agora um postal russo.
Alerta de neve em cerca de vinte wilayas
Não é raro que as montanhas do Atlas, que se estendem pelo norte da Argélia, recebam neve durante o inverno. O que é excecional é a magnitude e o momento em que se registaram essas últimas nevascas, mais típicos do mês de janeiro.
Além disso, este episódio insólito não se limitou às grandes altitudes: várias cidades argelinas situadas a cotas médias também registaram queda de neve. De acordo com os serviços oficiais, o fenômeno meteorológico foi de tal forma generalizado que se estendeu do centro ao leste do país. Por conseguinte, foram emitidos boletins especiais alertando para a queda de neve intensa em mais de 20 wilayas (províncias).

Em muitos locais, a acumulação de neve atingiu vários centímetros, o suficiente para cobrir árvores, telhados, estradas e transformar a vegetação mediterrânica numa paisagem de inverno.
Precauções para evitar ser apanhado pela neve
Para além de proporcionar imagens espetaculares, a queda de neve levou à ativação de medidas de precaução. Nas zonas montanhosas, a Guarda Nacional Argelina suspendeu a circulação em vários troços de estrada, nomeadamente nas passagens de montanha, onde a circulação se tornou perigosa.
El inicio del 2025 trajo consigo también una nueva nevada en el #desierto del Sahara, la séptima en más de 40 años.
El fotógrafo argelino, Karim Bouchetata, compartió a FIA videos que captó con su cámara para documentar la caída de nieve en Aïn Séfra, una ciudad de Argelia pic.twitter.com/0ueDNS6MuQ
— Fuerza Informativa Azteca (@AztecaNoticias) January 6, 2025
Tentam evitar a todo o custo acontecimentos como os de janeiro deste ano, quando o serviço de Proteção Civil argelino teve de salvar centenas de pessoas que ficaram presas dentro dos seus veículos durante uma tempestade de neve que atingiu várias regiões do centro e leste da Argélia, após meses de seca severa.
