A medida é parte da operação Barricada Zero, iniciada em 24 de novembro de 2025. O objetivo é remover 13.604 obstáculos instalados por criminosos em vias públicas. A ação envolve forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras.
Assista ao vídeo divulgado por Castro (1min):
Os primeiros dias da Operação Barricada Zero revelaram imagens impressionantes da realidade que o crime impôs às nossas comunidades. Já são mais de 1.800 toneladas de bloqueios removidos.
Nenhum bloqueio ilegal vai deter o Estado. pic.twitter.com/Wm2BIUYwVY
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) November 28, 2025
O cronograma inicial da operação contempla 12 municípios do Estado: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Queimados, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Maricá.
Para viabilizar as remoções, o Estado comprou 50 “kits-demolição”, que incluem rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões-basculantes. “A ideia é que a gente consiga restituir e restabelecer, de uma vez só, a mobilidade urbana”, afirmou Castro em 17 de novembro de 2025, quando foi apresentada a operação.
Agente durante fase da operação Barricada Zero realizada em 27 de novembro
Castro declarou também que se as facções instalarem novas barreiras, terá início uma operação das tropas de elite do Estado, formada pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da Polícia Militar, e pela Core (Coordenadoria de Operações Especiais), da Polícia Civil.
Veja imagens da operação Barricada Zero (1min18s):
