O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta 3ª feira (2.dez.2025) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). A ligação durou cerca de 40 minutos. Os 2 líderes falaram sobre comércio e cooperação contra o crime organizado.
Segundo o Planalto, Lula considerou positiva a decisão recente dos EUA de suspender a tarifa extra de 40% sobre itens como carne, café e frutas, mas afirmou que há outros produtos que seguem penalizados e que o Brasil quer acelerar tratativas para removê-los.
O governo brasileiro informou que Lula enfatizou a urgência em reforçar ações conjuntas contra o crime organizado, citando operações realizadas no país para cortar o fluxo financeiro de facções e identificar ramificações externas. Trump, segundo relato oficial, disse estar disposto a apoiar iniciativas bilaterais e coordenar respostas a grupos transnacionais.
O tema ganhou destaque com o aumento das operações militares dos EUA no Caribe, que têm como alvo embarcações suspeitas de tráfico de drogas, segundo a Casa Branca. As iniciativas se dão nos arredores do território venezuelano, em um cenário de cerco ao governo de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) Para críticos do norte-americano, trata-se de uma manobra geopolítica que afeta, de forma colateral, o fluxo do crime transnacional.