
Expectativa! Esta é a palavra para os próximos dias: a expectativa da formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste mês de dezembro. Os modelos de previsão do tempo indicam duração entre 3 e 5 dias, atingindo vários estados do Brasil, confira a lista:
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Maranhão
- Piauí
- Bahia
- Goiás
- Mato Grosso
- Tocantins
- Pará
- Amazonas
O modelo de confiança da Meteored prevê situações de alertas, com chuvas intensas, tempestades, trovoadas e risco de transtornos. Na Bahia, onde as chuvas já são frequentes, o cenário preocupa ainda mais.
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (4), primeiro dia de atuação da ZCAS.
Quinta-feira de chuvas intensas e tempestades no Sudeste e Nordeste
Esta quinta-feira (4) será movimentada nos estados do Sudeste e Nordeste. Desde a madrugada, chuvas intensas estão previstas para áreas da Bahia, Piauí e norte/noroeste de Minas, além de grande parte do Espírito Santo, com intensidade moderada a forte.

Com o aumento da umidade, as chuvas ganham intensidade e avançam para novas áreas, como a região central de Minas, Triângulo Mineiro, sul e sudeste da Bahia e pontos isolados do Maranhão e Piauí, especialmente no final da manhã.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro também são esperadas chuvas, devido à circulação atmosférica que transporta umidade do oceano. A situação é mais crítica em Minas Gerais e Espírito Santo durante a tarde e a noite.

O modelo mostra aumento da intensidade da chuva nos dois estados, com solo úmido, o que eleva o risco de transtornos. As chuvas intensas e tempestades se concentram no extremo nordeste mineiro e norte capixaba, incluindo Teófilo Otoni/MG e São Mateus/ES.
A Bahia segue em alerta devido às chuvas dos últimos dias. Com o solo se aproximando da saturação, aumentam os riscos de deslizamentos, enxurradas e transbordamentos de rios.

Os acumulados impressionam: até quinta-feira (4), pontos do nordeste mineiro e norte capixaba superam os 100 mm. Em Pedro Canário/ES são estimados 118 mm, enquanto em Belo Horizonte/MG o acumulado chega a 76 mm em 48 horas.
ZCAS também afeta o Centro-Oeste e Norte do Brasil
A ZCAS também altera o tempo no Norte e Centro-Oeste do país. A extensa banda de nebulosidade atua desde o Amazonas, passando por Pará, Mato Grosso, Goiás e Tocantins até alcançar o Sudeste e Nordeste.

Desde a madrugada, chuvas fracas e isoladas afetam a região. Mas até o final da manhã, as precipitações ganham força, atingindo Mato Grosso, Goiás e Tocantins, com risco de trovoadas e descargas elétricas.
Durante a tarde, as chuvas se generalizam, e várias localidades devem ser atingidas por chuvas intensas e tempestades, deixando diversos estados em atenção devido ao potencial para danos.

Durante toda a quinta-feira (4), a quantidade de água precipitável sobre o Norte e Centro-Oeste do Brasil são elevados e, através dela é possível observar a influencia da ZCAS sobre outras áreas do país. O sistema, transporta a umidade o que eleva o índice em outras áreas do Brasil.
