- Mais informações: Como será o clima no verão: sem La Niña, o que esperar?

Neste momento, a formação de um ciclone extratropical está causando chuvas intensas sobre o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade para o centro-sul do país.
Há risco altíssimo de queda de árvores, de objetos altos como placas e letreiros e de torres de transmissão de energia. Além disso, o vento intenso pode causar danos em construções do litoral e movimentar dunas de areia sobre construções da orla.

Na quinta-feira (11), o sistema já terá se deslocado em direção ao oceano e deixará de afetar o tempo na região Sul. No entanto, sua frente fria associada continuará formando chuvas na porção central do país – e deve, ao longo dos dias seguintes, originar um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
ZCAS se forma a partir de sexta-feira
Nesta sexta-feira (12), os resquícios da frente fria associada ao ciclone extratropical formarão uma banda de tempestades severas sobre uma área centrada no Paraná, atingindo também Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Durante o sábado (13) e o domingo (14), pancadas de chuva continuarão atingindo o Paraná e norte de Santa Catarina, se formando também em todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste durante a tarde e a noite, como é possível observar na imagem abaixo.
Essa banda de nebulosidade intensa e precipitação sobre a porção central do país persistirá ainda ao longo da semana que vem, ocasionando a formação de um novo episódio de ZCAS.

O resultado é que, na semana entre os dias 15 de dezembro e 22 de dezembro – a última semana antes das festas de Natal e Ano Novo – essa ZCAS será capaz de manter chuvas constantes sobre a porção central do país, que envolve os estados mencionados.
Com isso, os acumulados de chuva totais vão ficar acima da média sobre os estados mencionados anteriormente, como é possível observar na figura abaixo – que ilustra quais regiões serão mais afetadas pela ZCAS na semana que vem.

Com isso, Dezembro vai se mostrar um mês muito chuvoso especialmente na porção central do país graças à presença de múltiplos episódios de ZCAS – como já havia sido previsto anteriormente, em Novembro.
Por isso, não deixe de ficar atento aos avisos da Defesa Civil e do INMET, e também confira as previsões detalhadas e específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com.
