Previsões climáticas indicam que um bloqueio atmosférico predominará ao longo da semana, inibindo a formação de chuvas significativas e trazendo um calor escaldante para toda a região Sudeste.
- Mais informações: Brasil pode ser o país mais quente na semana do Natal

Esta semana de natal será marcada por um clima característico sobre grande parte do Sudeste: Muito sol, pouquíssimas nuvens e baixa probabilidade de chuva. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, há previsão apenas de garoa e chuvas fracas muito localizadas.
A umidade relativa em ambos os estados pode chegar a valores baixos, com as mínimas em São Paulo chegando perto dos 30% no dia de Natal, quinta-feira (25). Isso é resultado da ausência de transporte de umidade para os estados que inibe a formação de chuvas mais significativas.

Além da ausência de chuvas, a semana de natal será marcada por um aumento das temperaturas no Sudeste do Brasil.
Calor chegará perto dos 40°C em SP e RJ
Com a ausência de nebulosidade e chuva, junto ao fato de que nenhuma massa de ar frio significativa avançará sobre o Sudeste nos próximos dias, a tendência é de que as temperaturas aumentem consideravelmente ao longo da semana.

As temperaturas sobem gradualmente e, no dia do Natal, regiões como o Litoral Sul paulista, o norte e Noroeste de São Paulo, o Sul Fluminense e a região metropolitana da capital do Rio de Janeiro podem registrar temperaturas muito próximas dos 40°C, como é possível observar na imagem acima.
Calor e tempo seco podem continuar até o final do mês
Tudo isso é resultado da persistência de uma alta pressão em baixos níveis atmosféricos, associada a um forte Vórtice Ciclônico de Altos Niveis (VCAN) sobre o Brasil, que formam um padrão de bloqueio atmosférico que fará com que o clima permaneça quente e seco por um período ainda indeterminado.

Como é possível observar na imagem acima, uma grande porção do Brasil – que envolve todo o Sudeste e parte do Sul, do Centro-Oeste e do Nordeste do país – permanecerá com acumulados de chuva muito abaixo da média e tempo predominantemente firme e seco até o final do ano.
Além disso, como é possível observar na imagem abaixo, uma região que envolve grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país registrará temperaturas muito mais altas que o normal – que, até o final do ano, podem até mesmo ultrapassar os 40°C em alguns municípios.

Se chuvas ocorrerem ao longo desta semana, elas serão localizadas e rápidas e seus acumulados serão baixos, como mostrado anteriormente.
Por isso, a conclusão é de que, tanto no feriado de Natal quanto no Ano Novo (e todos os dias ao redor), a tendência é de que o clima seja predominantemente seco e muito quente, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
