Instabilidades se espalham pelo país no decorrer desta terça-feira. Há previsão de chuvas intensas e tempestades, pelo menos 12 estados divididos pelas 4 regiões do Brasil ficam em alerta.
- Veja também: Brasil está sob efeitos do Vórtice Ciclônico: alerta de onda de calor e chuvas excessivas

A semana do Natal começa agitada sobre o Brasil. No restante desta segunda-feira (22), pancadas de chuva são previstas para áreas das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
No Sudeste, predomina o tempo estável, com algumas nebulosidades e baixa expectativa de chuva. Isso ocorre por conta da atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). O sistema dificulta a formação de nebulosidade mais organizada e também a chegada de novos sistemas frontais, que normalmente provocam mudanças mais significativas no tempo.
Para esta terça-feira (23), as instabilidades se espalham pelo Brasil e há riscos de chuvas intensas e tempestades isoladas em 4 regiões do país, deixando 12 estados em atenção. Confira a lista dos estados em alerta para tempestades:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Rondônia
- Amazonas
- Pará
- Acre
- Amapá
- Tocantins
- Bahia
Acompanhe, a seguir, a previsão do tempo com mais informações para esta terça-feira (23).
Chuvas intensas afetam parte da Região Sul
A terça-feira (23) se inicia com tempo fechado em boa parte da Região Sul. Logo na madrugada, há previsão de pancadas de chuva sobre o Rio Grande do Sul, afetando principalmente o sul do estado e áreas próximas à capital, Porto Alegre/RS. Ao final da manhã, as instabilidades se espalham por grande parte do território gaúcho.

O modelo de confiança do Tempo.com indica chuvas com intensidade variável sobre o centro-sul do estado. Os maiores riscos de chuva forte e as maiores chances de tempestades se concentram na faixa entre Cerro Largo/RS, Santa Maria/RS, Cerro Grande do Sul/RS e Mostardas/RS.
A partir da tarde, avançando pela noite, a instabilidade se aproxima da divisa com Santa Catarina. Os riscos de chuva intensa e tempestades permanecem elevados, deixando o estado em atenção, especialmente o extremo oeste e o sul catarinense, onde as pancadas vêm acompanhadas de raios e há possibilidade de queda de granizo.
Oeste do Brasil Central vive expectativa de chuvas fortes
O corredor de umidade que atua sobre o Brasil ao longo desta semana aumenta a presença de umidade sobre o oeste da Região Centro-Oeste. Além disso, a atuação do VCAN sobre o Sudeste contribui para a manutenção desse canal de umidade sobre o interior do país.
Nesta terça-feira (23), o dia começa com céu encoberto no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em parte de Goiás. Há previsão de chuvas isoladas nessas áreas e, sobre o norte de Mato Grosso, a precipitação pode vir acompanhada de trovoadas e raios.

Ao longo da tarde, com a elevação das temperaturas, as instabilidades ganham força e passam a atuar com mais intensidade sobre o oeste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o extremo norte de Goiás. Há alertas para tempestades nessas áreas, que se estendem até o início da noite. Existe a possibilidade de elevados volumes de chuva em curto período, o que aumenta a atenção para riscos de alagamentos e enxurradas.
Chuvas generalizadas no Norte e pontuais no Nordeste
As chuvas ocorrem de forma generalizada sobre a Região Norte do Brasil nesta terça-feira (23). Há vários dias são registradas pancadas de chuva forte nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. No entanto, nesta terça-feira, os riscos de chuva intensa também se estendem para o Amapá e Tocantins.

Os modelos de previsão do tempo indicam que o período da tarde será o mais crítico, exigindo atenção redobrada da população. As chuvas atingem com maior intensidade o centro e o sul do Amazonas, além de boa parte do Acre e de Rondônia. No Pará e no Amapá, a umidade proveniente do Oceano Atlântico favorece chuvas intensas, que também afetam as capitais Belém/PA e Macapá/AP.

A situação é diferente no Nordeste, onde há previsão de chuva fraca em grande parte do litoral. No interior da região, predomina o tempo seco, com baixa umidade relativa do ar e temperaturas acima dos 35°C. As chuvas mais intensas no Nordeste ficam concentradas no oeste da Bahia e no extremo sul do Maranhão e do Piauí.
