A Alphabet, holding que controla o Google, anunciou na 2ª feira (22.dez.2025) um acordo para a compra da Intersect Power, empresa desenvolvedora de energia limpa. O valor ofertado foi de US$ 4,75 bilhões (equivalente a R$ 26,4 bilhões pelo câmbio atual). O anúncio foi feito em nota conjunta divulgada pelas 2 companhias.
Além do montante financeiro, o acordo determina a transferência legal das dívidas da Intersect. Segundo as empresas, a aquisição permitirá colocar em operação, com maior rapidez, novos centros de dados e capacidade de geração de energia, além de acelerar o desenvolvimento e a inovação no setor energético.
Segundo a nota, as operações da Intersect continuarão separadas, mantendo o nome da empresa e sob a liderança do CEO, Sheldon Kimber, mas passarão a atuar em colaboração com a equipe de infraestrutura técnica do Google, dando continuidade a projetos conjuntos já em desenvolvimento e a novas iniciativas.
A Alphabet afirmou que a aquisição reforça o compromisso do grupo em colaborar com concessionárias e desenvolvedores de energia em todo o setor para ampliar o fornecimento de energia abundante, confiável e acessível. A empresa também declarou estar empenhada em criar parcerias para expandir a oferta de energia de forma responsável, ao mesmo tempo em que promove a rápida comercialização de tecnologias energéticas avançadas.
“O acordo está sujeito às condições usuais de fechamento, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026″, diz a nota.
Em 10 de dezembro de 2024, a Intersect havia anunciado uma parceria estratégica com o Google, que incluiu uma participação minoritária na empresa. Pelo acordo, a Intersect construiria novos ativos de energia limpa, enquanto o Google passaria a consumir a energia por meio de novos data centers, atuando como principal inquilino em parques industriais localizados no mesmo terreno.
