Por meio da promoção da autonomia e do protagonismo dos alunos, o projeto, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), realizou um trabalho de conscientização com uma turma do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Manaus sobre os perigos da dengue e a importância da vacinação. A iniciativa não apenas informou os estudantes sobre os sorotipos (variações dos vírus) e as formas de prevenção da doença, mas também despertou nos jovens o senso de responsabilidade e o papel central na proteção da própria saúde e da comunidade.
A pesquisa intitulada “Aplicação da metodologia ativa rotação por estações no estudo da dengue: conhecendo, prevenindo e agindo”, desenvolvida no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 002/2024, ocorreu com estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra, localizada na Rua Elisa Lispector, Tarumã, Zona Oeste da capital.
A coordenadora do projeto e professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Adriana Marisa Brandão da Silva, explicou que a pesquisa ocorreu com aulas teóricas sobre os sorotipos do vírus, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, os modos de prevenção com ênfase na vacinação e as ações de prevenção para a promoção da saúde pública.
“As aulas práticas foram voltadas para a identificação do mosquito e dos sorotipos do vírus, visando a prevenção com a utilização da vacina. Foram observados durante o processo que os alunos se interessam em saber sobre a forma de transmissão e em como identificar as formas de prevenção, sendo incentivados a vacinação”, comentou a professora.
Conhecendo o Aedes aegypti
A mestre em Ensino Tecnológico afirmou ainda que conhecer o mosquito transmissor da dengue e saber identificá-lo é essencial para impedir sua proliferação e conter a disseminação da doença. Além disso, estar atento aos sintomas da doença reforça a importância da prevenção e da vacinação, medidas fundamentais para proteger a população.
O projeto teve como objetivo promover o bem-estar físico e social dos estudantes. Para tanto, foram realizadas aulas teóricas abordando os quatro sorotipos da doença, as características do mosquito transmissor, os sintomas e as principais formas de transmissão. Os alunos construíram também folders que continham informações específicas sobre formas de transmissão e que alertavam sobre as maneiras de prevenção enfatizando os riscos da dengue.
Na sequência, os alunos participaram de uma aula prática utilizando a metodologia ativa de rotação por estações. Em cada estação, desenvolveram atividades lúdicas, dinâmica e divertidas, jogos de perguntas e respostas sobre o assunto, analisar trechos de reportagens científicas, assistir a vídeos curtos sobre transmissão e sintomas, e montar o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti. Ao final, preencheram um relatório prático para avaliar a aprendizagem.
Apoio da Fapeam
“A Fapeam torna-se primordial no processo já que incentiva o desenvolvimento da pesquisa, torna os estudos satisfatórios e permite que alunos e professores desenvolvam a pesquisa na Educação básica”, afirmou Adriana Silva.
Sobre o PCE
O PCE é uma iniciativa da Fapeam que visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/fapeam)
Fotos: Acervo da coordenadora da pesquisa, Adriana da Silva
O post Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas estimula protagonismo estudantil na prevenção da dengue apareceu primeiro em FAPEAM.
