O Natal terá a presença de instabilidades de Norte a Sul do Brasil. Há previsão de chuvas intensas e tempestades com potencial para transtornos, deixando, pelo menos, 14 estados sob aviso.
- Veja também: Virada de ano será com mudança de padrão: frente fria no Brasil e chuvas pelo país; confira a tendência

O Natal será marcado por tempo instável em diversos estados do país. A quinta-feira (25) terá a presença de nuvens carregadas sobre a Região Sul, Centro-Oeste e Norte, além do extremo oeste do Nordeste.
Neste Natal (25), pelo menos 14 estados ficarão sob aviso para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades, confira:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Pará
- Amapá
- Pará
- Tocantins
- Maranhão
Veja agora a previsão do tempo para este Natal, com mais informações e detalhes.
Região Sul: Chuvas se concentram no RS e SC
A quinta-feira (25) amanhece com céu encoberto em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há previsão de chuvas intensas sobre o noroeste gaúcho e o oeste catarinense, atingindo cidades como Chapecó/SC, Erechim/RS, Santa Rosa/RS e Três Passos/RS.

Até o final da manhã, as chuvas se espalham pela porção central e norte do estado gaúcho, além de Porto Alegre/RS. Em Santa Catarina, além do oeste, parte do sul e do centro do estado registram chuvas com trovoadas e descargas elétricas.
As chuvas intensas desta quinta-feira (25) poderão vir acompanhadas de rajadas de vento, acima de 40 km/h, e os riscos de queda de granizo não estão descartados.

Durante a tarde, as chuvas passam a dominar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também boa parte do Paraná. Porto Alegre/RS e Região Metropolitana têm previsão de chuvas intensas com raios, mesma situação para áreas próximas a Florianópolis/SC, incluindo Blumenau/SC, Brusque/SC e Itajaí/SC.
No Paraná, as chuvas ocorrem de forma isolada e com intensidades variadas. Próximo à divisa com Santa Catarina, predominam chuvas fracas a moderadas, enquanto no noroeste paranaense há riscos de tempestades isoladas com potencial para estragos.

Os acumulados chegam a 100 mm no noroeste do Rio Grande do Sul, nas demais áreas a previsão também mostra volumes elevados, caso de Passo Fundo/RS com 60 mm, Chapecó/SC e Blumenau com 45 mm e Porto Alegre/RS com acumulados de 30 mm.
Centro-Oeste: tempestades isoladas atingem MS, MT e GO
No Centro-Oeste, o tempo fica ensolarado em boa parte da manhã. A presença de nuvens ocorre no centro, sul e oeste do Mato Grosso do Sul, no noroeste do Mato Grosso e no extremo norte de Goiás. Contudo, a situação muda com o passar das horas.

Durante a tarde, aumentam as instabilidades, com chuvas intensas e tempestades sobre os três estados da região. No Mato Grosso do Sul, as chuvas se concentram no sul do estado, com riscos de tempestades, especialmente na divisa com Goiás.
No Mato Grosso, as tempestades com maior potencial para transtornos ocorrem no norte do estado, atingindo cidades como Sinop/MT. Também há riscos de estragos no oeste mato-grossense.

A situação é mais preocupante em Goiás. Durante a tarde, todo o estado fica sob alerta para chuvas intensas e tempestades, com potencial para alagamentos e enxurradas, inclusive em Goiânia/GO.
Norte e Nordeste: pancadas de chuva deixam estados em alerta
As chuvas também afetam os estados do Norte do Brasil e o extremo oeste do Nordeste. Há riscos de chuvas intensas e tempestades sobre o Tocantins, Pará e o Maranhão já no início desta quinta-feira (25). Pancadas leves ocorrem em Rondônia, Amazonas, Acre e parte de Roraima.
Ao longo da tarde, as instabilidades ganham força, aumentando os riscos de tempestades, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. A atuação da Floresta Amazônica e a umidade do Atlântico elevam o volume de água precipitável.

Dessa forma, as chuvas volumosas atingem principalmente Amapá, Rondônia, Acre e Amazonas. Praticamente todos os estados da Região Norte permanecem em alerta, assim como o Maranhão, onde há previsão de chuvas fortes neste Natal (25).
