Uma onda de calor provocada por VCAN fará as temperaturas aumentarem drasticamente em todo o Sudeste ao longo da semana, culminando num calor de 40°C em vários municípios de SP e RJ no sábado.
- Mais informações: Como fica o tempo no Natal: calor de 40°C e alerta de chuvas pelo Brasil

Ao longo desta semana, a região sudeste está sob influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que atua no sentido de formar um bloqueio atmosférico e dificultar a formação de chuvas em diversos estados, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro.
Com a baixa probabilidade de chuvas na região, a tendência é de que as temperaturas aumentem de maneira significativa nos próximos dias. Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de onda de calor que compreende o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e também porções de Minas Gerais e Espírito Santo.
Onda de calor atinge no Sudeste na semana de Natal
Na maior parte do Sudeste do Brasil, embora pancadas rápidas e pouco intensas de chuva possam se formar de maneira localizada durante a tarde com o aquecimento atmosférico, o tempo permanecerá predominantemente firme e seco ao longo da semana de Natal.

Com a baixa formação de nebulosidade, a radiação solar intensa continuará causando um aquecimento expressivo das temperaturas na superfície ao longo da semana. Essa situação culminará em um calor muito intenso no sábado (27).
Com o calor crescente ao norte de São Paulo, as temperaturas máximas no sábado (27) chegam a 40°C – especialmente entre municípios que incluem desde Ribeirão Preto e São José do Rio Preto até Três Lagoas. Na capital paulista, as temperaturas podem chegar a até 37°C.

Entre o Sul e a região Metropolitana da capital do Rio de Janeiro, as temperaturas também chegam a valores de até 40°C no sábado (27) – especialmente no vale do Rio Paraíba do Sul, entre municípios como Barão de Juparanã e Barra do Piraí.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo, previsões numéricas também indicam que diversos municípios chegarão a temperaturas de 38°C e 39°C – que também podem extrapolar pontualmente para 40°C em diversos municípios.
Chuvas aliviam ligeiramente o calor a partir do Domingo
Com o avanço de uma frente fria entre o domingo (28) e a segunda-feira (29), chuvas e nuvens voltam a se formar com maior frequência e intensidade sobre a região Sudeste. Com isso, as temperaturas tendem a cair ligeiramente nos municípios atingidos pela precipitação.

Ainda assim, as temperaturas continuam chegando a valores próximos dos 36°C em São Paulo e no Rio de Janeiro. No norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, as temperaturas ainda aumentam até a segunda-feira (29), chegando a 40°C em diversos municípios.
Essa situação fará com que as festas de fim de ano ocorram sob muito calor e tempo seco – Impulsionando, inclusive, a formação de incêndios florestais e problemas de saúde (especialmente na população de risco, como enfermos, idosos e moradores de rua).
