O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) leu na manhã desta 5ª feira (25.dez.2025) uma carta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) redigiu para ser divulgada antes da sua cirurgia para retirada de hérnia. O ex-chefe do Executivo será submetido a um procedimento que deve demorar 4 horas.
Na “carta aos brasileiros”, Bolsonaro disse que vem “enfrentado duras batalhas” ao longo de sua vida e falou em “centenas de injustiças”. Ele reafirmou o desejo de indicar Flávio como candidato à Presidência nas eleições de 2026, diante do “compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada” e da necessidade de “resgatar o Brasil”.
Bolsonaro afirmou que a decisão de indicar Flávio é “consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram” nele.
Flávio, de acordo com o ex-presidente, é “a continuação do caminho da prosperidade” que Bolsonaro disse ter iniciado “muito antes” de chegar ao Planalto ao ser eleito em 2018.
Eis a íntegra da carta:

Eis o que diz a carta:
“Ao longo da minha vida, enfrentei duras batalhas, pagando um preço alto na minha saúde e na minha família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o Brasil.
“Diante de um cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, decidi indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
“Entrego, assim, o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, à missão de resgatar o nosso país. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
“É a continuidade de um caminho de prosperidade que iniciei muito antes de ser presidente da República. Acredito que o Brasil precisa retomar a responsabilidade de ser conduzido com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
“Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
“Brasília, 25 de dezembro de 2025.
“Jair Messias Bolsonaro”
CIRURGIA
Bolsonaro passa por uma cirurgia para retirada de hérnia nesta 5ª feira (25.dez.2025), às 9h da manhã. O procedimento deverá durar 4 horas.
Segundo os médicos, com a recuperação do pós-operatório, Bolsonaro só deve ter alta de 5 a 7 dias depois do procedimento. O ex-presidente está internado para realizar cirurgia de hérnia inguinal bilateral, autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois da manifestação favorável da PGR (Procuradoria Geral da República).
De acordo com o laudo pericial da PF, Bolsonaro precisa ser submetido a procedimento cirúrgico chamado de herniorrafia inguinal bilateral. O laudo e protocolos médicos para o caso indicam que o procedimento deve seguir a técnica convencional (aberta).

