O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse nesta 5ª feira (25.dez.2025) que a carta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) redigiu “tira qualquer sombra de dúvida” sobre o congressista ser o nome escolhido pelo ex-chefe do Executivo para disputar a Presidência em 2026 pelo PL.
A carta foi lida por Flávio antes de Bolsonaro realizar, na manhã desta 5ª feira (25.dez), uma cirurgia. No texto, o ex-presidente disse que a indicação do senador ao Planalto é para “não permitir que a vontade popular seja silenciada”.
Bolsonaro escreveu: “Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim”.
Ao falar com jornalistas depois de ler a carta, Flávio declarou que “muitas pessoas” não tinham ouvido do próprio Bolsonaro que o congressista era o nome escolhido para disputar a Presidência.
“Muitas pessoas dizem que não tinham ouvido da boca dele ou não tinham visto uma carta assinada por ele. Eu acho que isso aqui tira qualquer sombra de dúvida”, disse. “Para mim, não muda nada. Mas para algumas pessoas que ainda não estavam acreditando, pode ser que mude”, declarou.
Assista (5min18s):
Flávio publicou uma mensagem sobre a carta no X. “Recebi com muita emoção a carta do meu pai, que carrega fé, confiança e responsabilidade. O desafio é grande, mas com sua bênção e a proteção de Deus, seguiremos no caminho certo pelo Brasil”, escreveu o senador.

Bolsonaro escreveu que vem “enfrentado duras batalhas” ao longo de sua vida e falou que se vê diante de um “cenário de injustiças”.
Leia a íntegra da carta:

Eis o que diz a carta:
“Carta aos Brasileiros
“Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto na minha saúde e minha família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
“Diante desse um cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
“Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei muito antes de ser presidente. Pois acredito que o Brasil precisamos retomar a responsabilidade de ser conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
“Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
“Brasília, 25 de dezembro de 2025.
“Jair Messias Bolsonaro”.
CIRURGIA
Bolsonaro passa por uma cirurgia nesta 5ª feira (25.dez.2025). Os médicos falam que o presidente tem “hérnia inguinal bilateral”. É que o ex-chefe do Executivo tem duas hérnias, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.
Uma hérnia inguinal ocorre quando uma alça do intestino ou tecido abdominal se projeta através de um ponto fraco ou abertura que se forma na parede muscular do abdomen, perto da região da virilha. Ou seja, é um pequeno “buraco” que se abre. Essa passagem é operada e reparada em geral com a colocação de uma tela de polipropileno, um material sintético biocompatível que reforça a parede abdominal e fica integrado aos tecidos do corpo.
Segundo os médicos, com a recuperação do pós-operatório, Bolsonaro só deve ter alta de 5 a 7 dias depois do procedimento.
Leia mais:
- Internado, Bolsonaro passa por cirurgia nesta 5ª feira de Natal
- Cirurgia de Bolsonaro deve durar 4 horas; saiba detalhes
- Histórico de cirurgias eleva riscos em operação de Bolsonaro; entenda
- Bolsonaro deixa PF para realizar cirurgia no Hospital DF Star
- Veja fotos e vídeo de Bolsonaro deixando a PF para realizar cirurgia
- Moraes pede que transferência de Bolsonaro para hospital seja “discreta”
