O último final de semana de 2025 terá o avanço de uma frente fria que deixa o tempo instável sobre algumas áreas do Brasil. Há previsão de tempestades, o que traz novos alertas.
- Veja também: Chuvas intensas elevam risco de novas inundações no RS; SC e PR seguem em alerta até domingo, 28

Durante toda a semana, foram registradas chuvas sobre vários estados do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Neste final de semana, o cenário não será muito diferente, já que a formação de uma nova frente fria trará outra rodada de chuvas intensas e tempestades para a Região Sul.
O sistema frontal começa a dar os primeiros sinais de formação na madrugada deste sábado (27). Com a previsão de chuvas intensas e aumento nos riscos de tempestades, o potencial para transtornos é elevado.
Acompanhe a seguir a previsão do tempo para este final de semana, o último de 2025.
Sexta-feira: céu permanece fechado
A sexta-feira (26) será de tempo instável, com chuvas em todos os estados da Região Sul. O Rio Grande do Sul será o estado mais afetado, com maior área sob atuação de nuvens carregadas e maior potencial para chuvas intensas e transtornos.
Em Santa Catarina, as chuvas também ocorrem com maior intensidade, trazendo riscos de tempestades, porém de forma menos abrangente que no estado gaúcho. As precipitações ocorrem de maneira pontual, principalmente no oeste e no litoral, com chances de trovoadas e raios.
Sábado: RS, SC e PR sob alerta de tempestades
Após uma sexta-feira (26) de tempo instável e céu encoberto em grande parte da Região Sul, o sábado (27) também será marcado por nuvens carregadas e riscos de temporais já durante a madrugada. A nova frente fria começa a se organizar entre Argentina, Uruguai e Brasil, avançando ainda nas primeiras horas do dia.

Até o final da manhã, as chuvas intensas se concentram na Campanha Gaúcha e no sul do Rio Grande do Sul. No restante do estado, o céu permanece encoberto. Durante a tarde, amplia-se a área com chuvas intensas e riscos de tempestades, desta forma, há riscos de alagamentos, enchentes e fortes enxurradas capazes de gerar problemas, além da possibilidade de queda de granizo.
As instabilidades se estendem desde Uruguaiana/RS até Pelotas/RS, avançando pelo leste gaúcho e colocando cidades como Porto Alegre/RS e Novo Hamburgo/RS em atenção. Em Santa Catarina, as chuvas atingem o leste do estado, alcançando cidades como Criciúma/SC, Blumenau/SC e Santa Terezinha/SC, antes de avançar em direção ao interior do Paraná.

No Paraná, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas sobre áreas que já vêm sofrendo com tempestades recentes, como Irati/PR e Quedas do Iguaçu/PR.
Domingo: instabilidades dominam parte da Região Sul
O domingo (28) começa com tempo parcialmente nublado nas primeiras horas do dia. Pela manhã, os riscos de chuva são baixos na maior parte da região, com exceção do sul do Rio Grande do Sul e de pontos do noroeste gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, há apenas variação de nuvens.

O cenário muda no início da tarde, com aumento da nebulosidade, favorecido pelas temperaturas elevadas e pelo maior teor de umidade em níveis mais altos da atmosfera, reunindo os ingredientes essenciais para a formação de nuvens de chuva.
Ao longo da tarde, as chuvas seguem atuando em todo o território gaúcho, avançam por Santa Catarina e alcançam o sudoeste do Paraná. No domingo (28), novamente, há riscos de transtornos aos moradores de diversos municípios da Região Sul.

Há riscos de tempestades em diversos pontos, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, áreas do centro gaúcho, como Santa Cruz do Sul/RS, grande parte do oeste catarinense, em cidades como Xanxerê/SC e São Miguel do Oeste/SC, além de Francisco Beltrão/PR e Pato Branco/PR. Os alertas ficam por conta das chances de alagamentos, fortes rajadas de ventos e queda de granizo.
