A China inaugurou na 6ª feira (26.dez.2025) um dos seus maiores projetos de infraestrutura dos últimos anos: o túnel Tianshan Shengli. O empreendimento tem uma extensão de 22,1 km e é o maior túnel rodoviário expresso do mundo, com duas faixas para cada sentido e uma velocidade permitida de 80 km/h.
A obra é avaliada em US$ 3,5 bilhões e conecta duas das principais cidades da província de Xinjiang –a mais a oeste do país– que são separadas por uma cadeia de montanhas chamadas Tianshan. O túnel reduz um trajeto que antes era feito em 7 horas (por causa da necessidade de se contornar a cadeia montanhosa) para 3h30min.

O túnel faz parte da chamada via expressa Urumqi-Yuli e sua construção era a etapa mais desafiadora do projeto. A obra foi realizada a uma elevação de cerca de 3.000 metros e temperaturas que podiam chegar a -40 ºC.
A obra foi iniciada em abril de 2020 e concluída em janeiro deste ano. O Departamento de Transportes da Região Autônoma Uigur de Xinjiang informou que conduzirá simulações de trânsito até 31 de dezembro. O túnel será totalmente aberto ao público em 1º de janeiro de 2026.
Segundo a mídia chinesa, a construção do túnel utilizando métodos convencionais levaria cerca de 72 meses –6 anos. No entanto, os construtores conseguiram concluir o projeto em 52 meses. Cerca de 3.000 trabalhadores participaram da obra.
O túnel Tianshan Shengli não é o túnel rodoviário mais extenso do mundo, mas é considerado o “maior túnel rodoviário expresso” do mundo por integrar uma via expressa.
O maior túnel rodoviário do planeta é o túnel de Lærdal, localizado na Noruega. Foi inaugurado em 2000. Tem uma extensão de 24,5 km e velocidade máxima permitida de 80 km/h.
