A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou, nesta 3ª feira (30.dez.2025), ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que o sogro do político, Vicente de Paulo Reinaldo, possa visitá-lo no hospital DF Star, em Brasília. Eis a íntegra da solicitação da defesa (PDF – 702 kB).
Bolsonaro foi internado em 25 de dezembro para a cirurgia de duas hérnias na virilha. Depois, o ex-presidente passou por 3 procedimentos para a redução das crises de soluço. O prazo inicial esperado pelos médicos para a internação do político era de até 7 dias, mas, devido a piora no quadro de saúde, Bolsonaro ficará no hospital até 2026, segundo a equipe médica. Após liberação, ele deve voltar à cela da Polícia Federal, onde cumpre pena por tentativa de golpe de Estado.
Desde a internação, Moraes permitiu a visitação da mulher, Michelle Bolsonaro (PL), dos filhos Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan Bolsonaro (PL-SC) e da enteada, Leticia Marianno Firmo da Silva.
CIRURGIAS
Desde a facada em 2018, Bolsonaro passou por 15 procedimentos hospitalares. Do total, 11 estão diretamente relacionadas a sequelas provocadas pelo ferimento abdominal e pelas complicações decorrentes dos procedimentos posteriores.
De acordo com os médicos que acompanham o ex-presidente, um dos principais fatores que contribuíram para o agravamento do quadro foi o soluço persistente, classificado clinicamente como soluço refratário ou crônico. O sintoma é atribuído às alterações abdominais causadas tanto pela facada quanto pelas cirurgias realizadas ao longo dos últimos anos.
