O italiano Emanuele Galeppini, 16 anos, foi identificado como a 1ª vítima do incêndio que matou ao menos 40 pessoas em um bar na Suíça. A informação foi confirmada pela FIG (Federação Italiana de Golfe), da qual o jovem fazia parte, na 5ª feira (1º.jan.2026).
Galeppini era golfista e vivia em Dubai. A FIG lamentou a morte em nota. “Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos estão com sua família e com todos aqueles que o amavam”, escreveu a instituição.
O incêndio se deu durante a festa de Ano Novo no bar Le Constellation, em Crans-Montana, uma estação de esqui suíça, na madrugada de 5ª feira (1.jan). A Polícia Cantonal de Valais afirmou que cerca de 40 pessoas morreram no incidente, segundo anúncio feito a jornalistas pelo comandante Frédéric Gisler. O desastre também deixou 115 pessoas feridas, muitas delas em estado grave.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, havia divulgado anteriormente um número maior de vítimas, mencionando 47 mortos em entrevista à estação de TV Sky TG24. De acordo com ele, 16 cidadãos italianos estão desaparecidos depois do incidente. Não se sabe se Galeppini está nessa conta.
Autoridades suíças enfrentam dificuldades para reconhecer os demais mortos devido à gravidade das queimaduras. Os feridos foram levados a hospitais na Suíça e em países vizinhos, como a França, em razão do alto número de vítimas.
O Itamaraty informou na 5ª feira (1º.jan) que não há registro de brasileiros entre as vítimas.
